Informações e Acontecimentos

Segundo o Ministério da saúde, os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes evitáveis no Brasil.
Maio Amarelo: A conscientização no trânsito e seu reflexo na saúde pública
Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, o movimento Maio Amarelo ganha destaque mais uma vez em todo o país ao levantar reflexões sobre comportamentos no trânsito e a responsabilidade coletiva de salvar vidas. Criada com o objetivo de reduzir o número alarmante de acidentes de trânsito, a campanha reforça um alerta essencial também para a saúde pública: os acidentes de transporte terrestre estão entre os principais agravos no conjunto das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) no Brasil.
22 de Maio de 2025

O Evento que finaliza hoje dia 30 de abril, teve seu início nesta segunda-feira, 28.
Projeto ODS Nordeste e Plano de DANT (2021-2030) finaliza Formação de Tutores em Salvador.
A Oficina de Formação de Tutores Interiorização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Plano de Dant (2021-2030) da região Nordeste, teve início nesta segunda-feira, 28 de abril, no auditório do Hotel Vila Galé, em Ondina em Salvador (BA). O evento, com a participação de representantes da Vigilância em Saúde e Atenção Primária das Secretarias de Saúde dos estados do Nordeste, finalizou nesta quarta-feira, 30 de abril. O objetivo principal da oficina é formar tutores para disseminar e fortalecer ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas e agravos não transmissíveis.
30 de Abril de 2025

O Projeto ODS e Plano de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Nordeste contempla a convergência entre o Plano de DANT e 6 objetivos dos ODS, incluindo 22 indicadores.
Indicadores do Projeto ODS Nordeste e Plano de DANT.
O Projeto ODS Nordeste surge como uma importante iniciativa que une forças entre políticas públicas e a Agenda 2030 da ONU, com foco em promover melhorias concretas na qualidade de vida da população. O projeto contempla a convergência entre o Plano de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), utilizando 22 indicadores estratégicos para orientar ações e decisões mais eficazes.
29 de Abril de 2025

Formação de Tutores Formadores
Oficina de Formação de Tutores: Interiorização dos ODS e Plano de DANT 2021-2030 na Região Nordeste
Nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2025, será realizada em Salvador-BA a Oficina de Formação de Tutores com foco na interiorização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) articulado ao Plano de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) 2021-2030, direcionado à Região Nordeste.
07 de Abril de 2025

O engajamento estudantil nas ligas acadêmicas e programas internacionais como o GLOBE demonstra o potencial transformador das universidades na construção de um futuro mais sustentável.
Ligas Acadêmicas impulsionam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas universidades
Uma Liga Estudantil é uma organização acadêmica formada por estudantes universitários para aprofundar conhecimentos em uma determinada área, promover pesquisas, desenvolver projetos de extensão e conectar teoria e prática. Elas costumam ser compostas por alunos de graduação e pós-graduação, muitas vezes com a orientação de professores ou profissionais da área. As atividades de uma liga incluem palestras, eventos científicos, ações comunitárias, debates e produção de artigos acadêmicos. No caso das ligas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as ações são direcionadas para soluções de problemas socioambientais e políticas públicas sustentáveis.
06 de Abril de 2025

Brasil enfrenta desafios no cumprimento do ODS 3 e no combate às doenças crônicas não transmissíveis
VIII Relatório Luz 2024 revela avanços insuficientes na saúde pública e alerta para aumento da mortalidade por DCNT
A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil tem sido marcada por avanços e retrocessos, conforme aponta o VIII Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030. Este relatório é um documento produzido anualmente para avaliar como o Brasil está cumprindo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apresenta-se como um contraponto às análises oficiais do governo e traz um olhar crítico e embasado em dados públicos e pesquisas independentes. É elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GTSC A2030) e articulado com diversas organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns, redes, fundações e federações. Ao todo, são 59 organizações, incluindo gestoras de direitos humanos, igualdade racial e de gênero, e sustentabilidade ambiental.
06 de Abril de 2025