
Projeto ODS Nordeste e Plano de DANT (2021-2030) finaliza Formação de Tutores em Salvador.
O Evento que finaliza hoje dia 30 de abril, teve seu início nesta segunda-feira, 28.A Oficina de Formação de Tutores Interiorização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Plano de DANT (2021-2030) da região Nordeste, teve início nesta segunda-feira, 28 de abril, no auditório do Hotel Vila Galé, em Ondina, Salvador (BA). O evento, com a participação de representantes da Vigilância em Saúde e Atenção Primária das Secretarias de Saúde dos estados do Nordeste, finalizou nesta quarta-feira, 30 de abril. O objetivo principal da oficina é formar tutores para disseminar e fortalecer ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas e agravos não transmissíveis.
A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes autoridades e especialistas da área. A mesa de abertura foi composta pela Dra. Geórgya Albuquerque, coordenadora-geral da Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde (SVA/MS); pela Professora Doutora Marta Azevedo dos Santos, coordenadora do projeto ODS Nordeste e Plano de DANT; pelo Subsecretário da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Dr. Paulo José Bastos Barbosa; pelo Dr. Raoni Andrade Rodrigues, representante da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde do Estado da Bahia; pelo Dr. Tarcísio Oliveira Silva, representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA); pelo Dr.Marco Antônio Gêmeos, representante do Conselho Estadual de Saúde; pela representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Aldenora Gomes González e pelo Luiz Eugênio de Souza diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.
Durante o primeiro dia do encontro, também foi realizada a mesa-redonda “Avanços e Desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Plano de DANT (2021-2030) na relação ensino-serviço”, conduzida pela Profª Drª Marta Azevedo dos Santos Coordenadora do Projeto. E em seguida, a facilitadora Psicóloga Ana Regina Wilges, da Vilon Desenvolvimento, ministrou a oficina “Sinergia e Gestão de Conflitos”.
Na Terça- Feira (29), a programação seguiu com oficinas das 8h às 18h, abordando temas como os ODS e o Plano de DANT 2021-2030, Políticas Informadas por Evidências (PIE) e indicadores de saúde, e finalizou hoje, nesta quarta-feira (30),com temas como, planejamento para a implementação de ações em saúde, advocacy, a apresentação das salas de aula virtuais, como também as avaliações e encaminhamentos.
A formação visa capacitar os participantes para atuarem como multiplicadores dessas estratégias nos municípios nordestinos, onde o resultado final será um projeto de intervenção que deverá ser adotado pelas Secretarias de Saúde dos municípios contemplados pelo projeto. O evento representa um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e desenvolvimento sustentável, especialmente nas regiões que demandam ações estruturantes e integradas para promoção de saúde.
A Professora Drª Marta Azevedo dos Santos Coordenadora Geral do projeto, destacou que este evento marca uma etapa muito especial, do mesmo que nasceu no coração da Amazônia Legal, em 2020 e que agora se expande, trazendo sua força e seu compromisso para a região Nordeste, reafirmando a missão de fortalecer o Sistema Único de Saúde e de implementar, nos territórios, a Agenda 2030 e sua interface com o Plano de DANT.
Também, agradece especialmente a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, na pessoa do Subsecretário Drº Paulo José Bastos Barbosa e estende o agradecimento a Secretária Drª Roberta Santana , pela acolhida e pelo compromisso em ampliar essa proposta para o território baiano. Expressa o seu sincero carinho e agradecimento a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), em nome do Dr. Raoni Andrade Rodrigues, À Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), na pessoa da Drª Márcia São Pedro Leal Souza e a Dra. Ana de Fátima Cardoso; Agradece ao Dr. Tarcísio Oliveira Silva representante do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA); Além de registrar sua profunda gratidão à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DAENT/MS), em especial à Dra. Geórgia Albuquerque, pela confiança e pelo apoio continuado a projetos inovadores que a coordenação de doenças e agravos não transmissíveis e sua interface com o desenvolvimento sustentável e finaliza agradecendo a participação da Sra. Aldenora González, representante da Comissão dos ODS, da Casa Civil da Presidência da República, e Luiz Eugênio de Souza, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.
Acrescenta ainda “é uma grande honra ver essa trajetória inspiradora iniciar a formação dos tutores que serão multiplicadores nos municípios do nordeste, iniciar seus novos frutos aqui na Bahia, um estado de enorme relevância histórica e cultural para a construção de caminhos sustentáveis e equitativos.”
E finaliza agradecendo a todos os Formadores de Tutores e Tutores locais, participantes desta formação, que aceitaram o convite para serem protagonistas da implementação da Agenda 2030 em seus territórios. “Serão vocês que levarão adiante essa missão, transformando realidades locais e contribuindo para que os princípios da equidade, da justiça social e da sustentabilidade tornem-se práticas cotidianas.”
Ficha técnica
Produção de conteúdo:
Itiane Ferreira Pereira
Revisão Técnica:
Danielle Keylla Alencar Cruz
Marta Azevedo dos Santos
Diagramação:
Ana Clara Batista da Silva Neves