Licenciatura em Química
O curso de Licenciatura em Química a Distância da Universidade Federal do Tocantins, pertencente ao sistema Universidade Aberta do Brasil, tem como objetivo formar professores para a Educação Básica, com ênfase na formação para os últimos anos (notadamente o 9º ano) do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A fundação do curso partiu da necessidade de formação de professores no campo das ciências exatas no Tocantins, visto que estas são as áreas de maior carência em nosso Estado.
O curso foi baseado no projeto do curso homólogo de Química na modalidade EaD, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que cedeu à Universidade Federal do Tocantins a matriz do material didático dos cursos. À UFT coube a reprodução do mesmo e a oferta dos cursos, além da adequação do material à realidade local pelos docentes da UFT. O curso possui material didático complementar na forma de fascículos e atividades abordando características peculiares do estado do Tocantins no contexto do ensino de ciências.
A escolha da UFRN foi motivada pela já acumulada experiência que esta instituição conquistou nos últimos anos, expressa na riqueza e qualidade do material didático produzido e reconhecido pelo MEC e aprovada pelos estudantes, com turmas já formadas no fim de 2010. Além disso, há a economia de recursos humanos e materiais na elaboração dos fascículos e da multimídia com a utilização do material desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O curso Licenciatura em Química a Distância da UFT tem como enfoque a formação interdisciplinar do licenciado, superando as fragmentações que a excessiva disciplinaridade trouxe aos currículos de Física e de Química e que tanto comprometem a formação docente para atuar na Educação Básica.
O Licenciado em Química pela Universidade Federal do Tocantins deve ter formação generalista, mas, ao mesmo tempo, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino Fundamental (em especial, nos últimos anos) e Médio.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares nacionais para os cursos superiores em Química, e com relação à formação pessoal, o licenciado em Química pela UFT deverá ter conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros para casos de acidentes comuns em laboratórios de Química;
O formando deverá assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político, tendo formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos.
O aluno formado neste curso de Licenciatura em Química estará apto a atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, na área de Ciências e Química, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e despertando o interesse científico dos estudantes.
A UFT tem como meta dar formação sólida e cidadã para o licenciando encarar a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério, assumindo conscientemente a tarefa educativa e cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania.
De acordo com o artigo 334 da Consolidação das Leis do Trabalho, que rege as relações trabalhistas no Brasil, o exercício da profissão de químico compreende a fabricação de produtos e subprodutos químicos em seus diversos graus de pureza; a análise química, a elaboração de pareceres, atestados e projetos da especialidade e sua execução, perícia civil ou judiciária sobre essa matéria, a direção e a responsabilidade de laboratórios ou departamentos químicos, de indústrias e empresas comerciais; e o magistério nas cadeiras de química dos cursos especializados em química.
Os egressos do curso de licenciatura da Universidade Federal do Tocantins, de acordo com a Resolução Normativa nº 36 do Conselho Federal de Química, poderão requerer o seu registro no Conselho Regional de Química (CRQ) para exercer, no campo da Química: direção, supervisão e responsabilidade técnica; assessoria, consultoria e comercialização; perícia, serviços técnicos e laudos; magistério; desempenho de cargos e funções técnicas. A critério do CRQ, também poderão ser concedidos registros para atuação em pesquisa e desenvolvimento; análise química e físico-química, padronização e controle de qualidade.
De acordo com o Edital nº106, de 2 de julho de 2010, a Universidade Federal do Tocantins, por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação, abriu 75 vagas para o curso de Licenciatura em Química na modalidade a distância.
Três polos ofertam este curso, estando localizados nos municípios de Gurupi, Porto Nacional e Cristalândia. São 25 as vagas para cada polo, havendo reserva de 12 das vagas de cada polo para professores da educação básica que atuam na rede pública.
Trata-se de um curso inteiramente público e gratuito, como qualquer outro curso de graduação oferecido pela Universidade Federal do Tocantins. As seleções são realizadas pela Copese, órgão que realiza os concursos e vestibulares na UFT. Para saber se há algum processo seletivo em andamento, acesse o site da Copese, http://www.copese.uft.edu.br/
Abaixo, você encontra os endereços e os telefones dos polos, onde também podem ser obtidas informações:
Gurupi
Rua Badejós, s/n, Jardim Sevilha.
Cx.Postal 66, CEP 77402-970
Fone (63) 3311-3509
Coordenadora Maria Conceição Alves Soares
Porto Nacional
Avenida Presidente Kennedy, 1553, Setor Aeroporto.
CEP 77500-000
Fone (63) 3363-5968
Coordenadora Ana Lídia Correa dos Santos Vilela
Cristalândia
Avenida Dom Jaime Antônio Schuck, 2600, Centro.
CEP 77490-000
Fone (63) 3354-0389
Coordenadora Benzanila Rodrigues Cavalcante
A proposta curricular foi planejada prevendo uma duração mínima de 8 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos (semestres) para sua integralização. Para garantir a multidisciplinaridade e a integração dos conhecimentos, os quatro primeiros semestres do curso contemplarão componentes curriculares das áreas de Matemática, Química, Física e Biologia e pedagógicas.
A partir do quinto semestre o curso abordará os conteúdos específicos da área do conhecimento, no entanto, a integração dos conhecimentos será mantida através principalmente de dois tipos de eventos: as atividades de formação que se desenrolarão ao longo do curso e a apresentação, por parte dos os alunos, o resultado de seus trabalhos práticos e de investigação, por meio do seu projeto de intervenção, os quais deverão ter como princípio norteador a multidisciplinaridade.
As atividades de estágio serão encaminhadas como práticas de sala de aula, iniciando-se com o planejamento da disciplina a ser ministrada e, no último semestre, o aluno terá de elaborar um relatório final que contemple as observações realizadas em todos os quatro estágios, incluindo as conclusões tiradas com a execução dos projetos de intervenção, válidos como trabalho de conclusão de curso (TCC).
Além das atividades curriculares regulares, estão previstas, segundo a legislação educacional em vigor, 200 horas de atividades chamadas “de formação”, atividades de caráter científico-cultural que visam fornecer ao aluno uma maior inserção no meio acadêmico, onde compartilhará seus conhecimentos com os colegas e professores.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Curso: Licenciatura em Quimica (EaD) Vigência: 2010/02 |
||||
1o Semestre – Componentes Curriculares |
Carga horária/ práticas |
Caráter |
Créditos |
|
Ciências da natureza e realidade |
60 |
Interdisciplinar |
4 |
|
Matemática e realidade |
60 |
15 |
Interdisciplinar |
4 |
Educação e realidade |
60 |
Ped.Interdisciplinar |
4 |
|
Informática e educação |
60 |
15 |
Ped.Interdisciplinar |
4 |
Geometria plana e espacial |
60 |
15 |
Interdisciplinar |
4 |
Carga horária (horas) |
300 |
45 |
20 |
|
2o Semestre – Componentes Curriculares |
CH |
|||
Medidas e Transformações Químicas |
60 |
15 |
Interdisciplinar |
4 |
Pré-cálculo |
60 |
Interdisciplinar |
4 |
|
Fundamentos da educação |
60 |
Ped.Interdisciplinar |
4 |
|
Geometria analítica e números complexos |
60 |
15 |
Interdisciplinar |
4 |
Arquitetura atômica e molecular |
60 |
15 |
Interdisciplinar |
4 |
Física e Ambiente |
60 |
Interdisciplinar |
4 |
|
Carga horária (horas) |
360 |
45 |
24 |
|
3o Semestre – Componentes Curriculares |
CH |
|||
Diversidade Química do Ambiente |
60 |
15 |
Interdisciplinar |
4 |
Vivenciando a Química Ambiental |
60 |
15 |
Interdisciplinar |
4 |
Biodiversidade |
60 |
Cont. Específico |
4 |
|
Cálculo I |
60 |
30 |
Cont. Específico |
4 |
Sociedade, cultura e história da educação |
60 |
Interdisciplinar |
4 |
|
Didática e Formação de professores |
60 |
15 |
Interdisciplinar |
4 |
Carga horária (horas) |
360 |
75 |
24 |
|
4o Semestre – Componentes Curriculares |
||||
Química da vida e manipulação compostos orgânicos |
60 |
15 |
Cont. Específico |
4 |
Psicologia da aprendizagem |
60 |
Cont. Específico |
4 |
|
Funções Biológicas e Regulação |
60 |
Cont. Específico |
4 |
|
Currículo, política e gestão educacional |
60 |
Cont. Específico |
4 |
|
Movimentos e Mecânica Clássica |
60 |
15 |
Interdisciplinar |
4 |
Metodologia do Ensino Química no Ensino Fundamental |
60 |
30 |
Interdisciplinar |
4 |
Carga horária (horas) |
360 |
60 |
24 |
|
5o Semestre – Componentes Curriculares |
CH |
|||
Termodinâmica, Equilíbrio |
60 |
Cont. Específico |
4 |
|
Experimentos em Termoquímica e equilíbrio |
60 |
15 |
Cont. Específico |
4 |
Energia |
60 |
15 |
Cont. Específico |
4 |
Libras |
60 |
30 |
Ped.Interdisciplinar |
4 |
Metodologia do Ensino Química no Ensino Médio |
60 |
30 |
Cont. Específico |
4 |
Estágio Superv. I (Ens. de Química e ciências) |
90 |
30 |
Interdisciplinar |
6 |
Carga horária (horas) |
330 |
90 |
22 |
|
6o Semestre – Componentes Curriculares |
CH |
|||
Cinética e Propriedades de Superfície |
60 |
Cont.Específico |
4 |
|
Cinética Experimental |
60 |
15 |
Cont. Específico |
4 |
Química de Materiais |
60 |
Cont.Específico |
4 |
|
Análise de Materiais |
60 |
15 |
Cont. Específico |
4 |
Instrumentação para Ensino de Química I |
60 |
30 |
Cont.Específico |
4 |
Estágio Superv. II (Ens. de Química e Ciências) |
105 |
45 |
Interdisciplinar |
7 |
Carga horária (horas) |
405 |
60 |
27 |
|
7o Semestre – Componentes Curriculares |
CH |
|||
Mineralogia |
60 |
Cont. Específico |
4 |
|
Mineralogia Experimental |
60 |
15 |
Cont. Específico |
4 |
Relação entre Estrutura Química e Atividade Biológica |
60 |
Cont. Específico |
4 |
|
Síntese e Caracterização de Produtos Naturais |
60 |
Cont. Específico |
4 |
|
Instrumentação para o Ensino de Química II |
60 |
15 |
Cont. Específico |
4 |
Estágio Superv.III (Ens. de Química e Ciências) |
105 |
45 |
Interdisciplinar |
7 |
Carga horária (horas) |
405 |
30 |
27 |
|
8o Semestre – Componentes Curriculares |
CH |
|||
Pesquisa em Ensino de Química |
60 |
15 |
Cont. Específico |
4 |
Indústria Química |
60 |
15 |
Cont. Específico |
4 |
Ética na Ciência, tecnologia e ensino |
60 |
Cont. Específico |
4 |
|
TCC |
60 |
Interdisciplinar |
4 |
|
Estágio Superv.IV (Ens. de Química e Ciências) |
105 |
45 |
Interdisciplinar |
7 |
Carga horária (horas) |
345 |
30 |
31 |
|
Componentes Não Curriculares |
CH |
|||
Atividades de formação complementar |
- |
200 |
- |
O período letivo é semestral e será desenvolvido ao longo de 18 semanas, com planejamento de distribuição de dois módulos por semestre trabalhados em 9 semanas cada, com no máximo três disciplinas por módulo. O aluno terá de estar presente nos finais de semana no polo para o desenvolvimento das atividades presenciais, com frequência mínima controlada e, durante a semana, ele desenvolverá as atividades a distância propostas pelo professor da disciplina.
As atividades presenciais serão desenvolvidas pelo tutor presencial, orientado pelo professor da disciplina, por meio do material impresso, videoconferência, internet, ou mesmo em uma visita do docente ao polo. As atividades a distância serão acompanhadas preferencialmente pelo tutor a distância, podendo também ser orientado pelo tutor presencial, supervisionado pelo professor da disciplina. Essas atividades desenvolvidas a distância serão sequência das atividades desenvolvidas presencialmente e devem ocorrer por meio das mesmas mídias usadas nas atividades presenciais, com ênfase nas atividades propostas pelo ambiente virtual de aprendizagem. A plataforma de atividades a distância utilizada pela UFT é o Moodle.
Cada disciplina terá no mínimo duas avaliações presenciais, aplicadas no polo durante a realização do módulo, com as datas pré-definidas entre a coordenação e o professor da disciplina. Essas avaliações serão somativas e deverão representar 70% da nota da disciplina. Os outros 30% que comporão a nota final da disciplina serão obtidos por meio de atividades realizadas a distância definidas pelo professor da disciplina.
Para os alunos que apresentarem desempenho insatisfatório (média parcial igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0) haverá duas semanas, ao final do segundo módulo, para a realização de estudos de reforço e da avaliação final (exame). Neste período de reforço, poderá haver conteúdo específico preparado pelo professor de cada disciplina e disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem, com o acompanhamento do tutor presencial e também do tutor a distância. A primeira semana após o término do segundo módulo será destinada à recuperação das disciplinas do primeiro módulo e a segunda semana será destinada às disciplinas do segundo módulo.
O aluno reprovado na disciplina de dependência terá de aguardar uma nova oferta da disciplina no polo onde está matriculado ou cursá-la em outro polo em que haja oferta daquela disciplina no mesmo curso ou em outro curso em que a disciplina seja equivalente na carga horária e na sua ementa.
O aluno de um curso a distância é figura central para o sucesso do próprio aprendizado, muito mais que em um curso presencial. Incentivamos a sua preparação para o estudo autodirigido, para assumir o controle da sua própria formação. Assim, por suas características, a educação a distância supõe um tipo de ensino em que o foco está no aluno e não na turma. Este aluno deve ser considerado como um sujeito do seu aprendizado, desenvolvendo autonomia e independência em relação ao professor ou ao tutor, que o orienta no sentido do “aprender a aprender e aprender a fazer”.
Todos estarão sempre ao lado do aluno, sob a forma de apoio, incentivo, críticas construtivas, redirecionamento de esforços de estudos, eliminação de dúvidas, consultoria profissional, enfim, todos com a mesma meta: a melhor formação do futuro professor. Embora, na maior parte do tempo, o aluno estude sozinho, ele não deve esquecer de que a aprendizagem é um processo coletivo. O aluno conta com apoio dos colegas, da tutoria presencial, da tutoria a distância, dos orientadores acadêmicos e dos professores, que interagem na plataforma. Em um processo a distância, a participação é fundamental para que todos se conheçam melhor, favorecendo a aprendizagem.
Aprender é um processo diferente para cada um: cada pessoa tem um ritmo próprio, adota recursos e técnicas que melhor favoreçam sua aprendizagem, estabelece, enfim, um caminho particular para seguir. Traçar um plano de estudo para si mesmo poderá ser um recurso facilitador e, ao mesmo tempo, orientador para o desenvolvimento de suas atividades ao longo do curso.
Estudar é um trabalho difícil, porque exige de quem o faz uma postura critica sistemática, exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a. Para Paulo Freire, “estudar é uma forma de reinventar, de recriar, de reescrever – tarefa de sujeito e não de objeto”. Aconselhamos aos alunos para que não deixem de assumir o seu papel de sujeitos nos estudos, na sociedade, na vida. Estamos sempre fechados com eles nesta missão.
A carga horária de estudo que o aluno deverá exercer em cada disciplina é variável, mas tende a ser distribuída dentro de cada disciplina com 40% de autoestudo, 30% de aula no polo e 30% de mediação digital. A carga horária destinada ao autoestudo poderá ser realizada presencialmente ou a distância. Você a organizará de acordo com as suas necessidades individuais. A porcentagem da carga horária destinada às aulas no polo será realizada nos finais de semana e será verificada pelo tutor presencial com o registro da sua frequência. O local mais comum dos encontros é o polo de apoio presencial da UAB escolhido pelo aluno desde o vestibular, podendo, no entanto, haver atividades práticas realizadas em outros locais. A mediação digital será feita por meio do ambiente virtual de aprendizagem, com atividades a distância, que serão acompanhadas pelo tutor presencial e pelo tutor a distância.
No decorrer destes cursos de licenciatura, todos têm muitos objetivos a alcançar. Não somente objetivos com relação à aprendizagem do aluno, mas também à qualidade do trabalho realizado pelos tutores presenciais e a distância, orientadores acadêmicos e professores e, principalmente, objetivos em relação à transparência e à cumplicidade entre todos nós, atores do processo ensino-aprendizagem mediado por tecnologias de informação e de comunicação.
Todos trabalharão juntos durante, pelo menos, quatro anos. Para tanto, é preciso que algumas coisas estejam muito claras e desde já compreendidas por todos no que diz respeito ao bom andamento de nossas atividades:
- É preciso que haja comprometimento e responsabilidade de todos quanto ao cumprimento dos prazos.
- Os tutores, quase todos os dias, acessam a plataforma virtual e interagem com os alunos. Eles não estão conectados 24h por dia, mas, sempre que estão online, devem fazer o esforço para responder às dúvidas de todos e contribuir com novos conhecimentos.
- Tudo poderá ser considerado como critério avaliativo nas disciplinas: as postagens, a interação com os demais colegas e com os tutores, as tarefas, o uso da plataforma de aprendizagem, o alcance dos objetivos propostos nos trabalhos solicitados e a pontualidade na execução e na entrega das atividades.
- Tutores e orientadores acadêmicos caminham juntos dos alunos no aprendizado, em momentos presenciais, aplicando e corrigindo provas, auxiliando nas práticas laboratoriais, enfim, são como professores auxiliares.
- A cada tarefa enviada, a cada participação em fórum, o tutor verifica se a contribuição dos alunos é, de fato, original, ou se se trata de cópia. A cópia poderá ser punida de forma equivalente àquela que recebe o aluno que “cola” em uma prova presencial.
- No ambiente virtual, são disponibilizados comunicados e documentos da disciplina, onde o aluno encontra informações importantes em relação ao curso. Trata-se, portanto, de leitura obrigatória para que todos sigam informados sobre os rumos da disciplina.
- Fóruns tira-dúvidas e de conversa livre existem em cada disciplina do ambiente virtual de aprendizagem, e servem para você se comunicar, principalmente, com os tutores (o tira-dúvidas) e com os seus colegas (o de conversa livre).
Acreditamos, sinceramente, que com o permanente diálogo entre os atores deste processo ensino-aprendizagem, tudo é mais fácil, mais gratificante para todos, e por isso, estamos aqui, expondo o entendimento da equipe da UFT em relação às nossas ações enquanto profissionais da educação atuando em um curso de formação de profissionais da educação.
Somos ligados a DTE (Diretoria de Tecnologias Educacionais da UFT).
É um curso a distância de licenciatura em química que é oferecido em uma plataforma virtual chamada MOODLE!!!
Serão 8 semestres e cada semestre com seis disciplinas!!!
As disciplinas que tem aula prática, (uma aula prática presencial e o restante da disciplina também na plataforma MOODLE) serão realizadas presencialmente nos laboratórios de cada polo, (repetindo, somente uma aula de laboratório) aos sábados e domingos, se for necessário, conforme cronograma que será disponibilizado pela coordenação, para cada aluno, assim que ingressarem no curso.
As disciplinas que não tem aula prática, estarão no MOODLE e somente terão a prova presencial.
A prova é feita presencialmente no polo.
O índice de empregabilidade na aérea de química é alto, é um curso que ao se formarem, muitos de nossos alunos entraram rapidamente para o mercado de trabalho!!!
VOCÊ SERÁ ALUNO DA UFT!!!
Você terá a carteira do CRQ (CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA), depois de formado, que lhe dá oportunidades de trabalhos em laboratórios, empresas, além de ser um grande professor!!!
O curso à distância (EaD) de licenciatura em química basicamente funciona assim!!!
Se inscreva, faça o processo seletivo, estude e seja um profissional de química com QUALIDADE!!!
Informações completas sobre o processo seletivo, no edital:
COPESE.UFT.EDU.BR
De 09 de março a 02 de abril você pode fazer sua inscrição!!!
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