Licenciatura em Computação
Apresentação
O Curso de Licenciatura em Computação foi pensado para capacitar e qualificar profissionais para atuarem no exercício da atividade docente na área de computação, acompanhando as evoluções tecnológicas e educacionais. Dessa forma, este projeto foi desenvolvido para a construção de curso que busque atender a demanda regional e nacional por profissionais licenciados em Computação, com uma postura crítica e ética com relação a seu papel na sociedade. O curso busca formar profissionais com caráter interdisciplinar, que possuam uma sólida formação teórica aliada à prática, permitindo-os promover o conhecimento científico e tecnológico da Computação. A formação interdisciplinar está diretamente relacionada ao modelo pedagógico proposto pela Universidade Federal do Tocantins, reforçando uma preparação baseada em conceitos básicos e forte postura científica.
A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Computação foi embasada em diversos documentos de referência, tais como: o currículo proposto pelas associações ACM (The Association for Computing Machinery), AIS (The Association for Information Systems) e IEEE-CS (The IEEE Computer Society). A construção do currículo foi realizada com base no currículo de referência formulado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), assim como pelo Parecer CNE/ CES no 136/2012, aprovado em 8 de março de 2012 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação, publicado no DOU no 134 de 12 de julho de 2012, consolidado na Resolução CNE/CES 005/2016 de 16 de novembro de 2016, e ainda atendem ao perfil geral previsto para os egressos dos cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, estabelecidas por meio da Resolução CNE/CP no 002/2019.
A finalidade do Curso de Licenciatura em Computação é suprir a demanda por educadores capacitados na área de Informática no Estado do Tocantins para atuarem na rede de ensino público e privado, atendendo desde a educação básica ao ensino profissionalizante, bem como, para exercerem o papel de instrutores em cursos desenvolvidos por empresas privadas, dada a carência atual do mercado por profissionais qualificados. O curso deve proporcionar ao Licenciado em computação a oportunidade de realizar um trabalho multidisciplinar com professores de outras áreas, as quais poderão integrar a computação no aprendizado dos conteúdos das outras ciências nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
A modalidade de ensino a distância permite transpor as barreiras geográficas, rompendo a distância sociocultural em que se encontra grande parte da população no Brasil. Nesse sentido, ela busca difundir e democratizar a educação em municípios e regiões longínquas que não têm condições logística para receber a implantação de uma universidade. Os cursos de graduação na modalidade de ensino à distância, conforme a legislação, caracterizam-se como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esses cursos estão organizados segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para: I - avaliações de estudantes; II – estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente; III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.
A educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem. Além disso, a característica básica do ensino à distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala requisitando, assim, meios que possibilitem a comunicação entre ambos como correspondência postal ou eletrônica, telefone, rádio, Internet, CD-ROM, vídeo, televisão, desde que apoiadas em meios abertos de dupla comunicação. São elementos centrais do ensino à distância:
1. Separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;
2. Influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, projeto, organização dirigida e etc), que a diferencia da educação individual;
3. Utilização de meios técnicos de comunicação, usualmente impressos, para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;
4. Previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante se beneficia de um diálogo, e da possibilidade de iniciativas de dupla via;
5. Possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de sociabilização; e
6. Necessidade de uma motivação intrínseca dos discentes para que possam acompanhar as atividades realizadas a distância.
O Brasil conta com iniciativas como o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação à distância, que busca expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 08 de junho de 2016, tendo como principais objetivos: I - oferecer, prioritariamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica; II – oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; III - oferecer cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento; IV - ampliar o acesso à educação superior pública; V - reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País; VI - estabelecer amplo sistema nacional de educação superior à distância; e VII - fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação a distância, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiadas em tecnologias de informação e comunicação.
O Sistema UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas, garantindo o apoio acadêmico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino- aprendizagem. Portanto, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós- graduação de forma consorciada.
Na modalidade de educação a distância, ambos os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem não estão no mesmo ambiente físico, no entanto, se relacionam a partir de uma plataforma que proporciona a interação entre os envolvidos. As principais vantagens em relação a educação convencional incluem a redução das barreiras de acesso a níveis de estudos, permite a permanência do aluno em seu ambiente familiar e/ou profissional, respeita o ritmo individual de estudos de cada aluno e permite ainda a redução dos custos, tanto do aluno, com gastos de locomoção, quanto para as instituições que atingem um público maior de alunos.
O crescimento da educação a distância avançou a partir da popularização da Internet de banda larga no Brasil. A partir da internet, o acesso às informações ficou mais eficiente e conveniente, possibilitando que as pessoas começassem a encontrar novos produtos, serviços, conteúdos variados e novas formas de conhecimento. O acesso aos diversos recursos resultou em um crescimento pelo consumo de novos conteúdos, permitindo às pessoas se desenvolverem profissionalmente e adquirirem novas competências e habilidades das mais variadas formas. Diante de um mundo digital conectado à Educação à Distância trouxe possibilidade de aprendizado até então jamais imaginado, trazendo consigo um novos conceitos e desafios no processo de ensino aprendizagem.
Duração
4 anos
Grade Curricular
Destaca-se, ainda, o cumprimento da legislação do carga horária com Atividades Curriculares de Extensão que são distribuídas em seis componentes curriculares, que totalizam 360h, e devem ser realizadas por meio da participação em projetos vinculados aos componentes curriculares e outras atividades extensionistas devidamente registradas na instituição.
EstruturaCurricular-CargasHorárias | ||||||||
Período | ComponenteCurricular |
CH teórica |
CH prática |
CH extensão |
CH estágio |
CHPCC |
CH total |
Créditos |
1 | Introdução à Educaçãoa Distância e Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 |
Pensamento Computacional | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Comunicação Oral e Escrita | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Fundamentos de Lógica de Programação | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Introdução à Computação | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Práticade Ensino de Computação I | 30 | 0 | 0 | 0 | 45 | 75 | 5 | |
sub-total: | 330 | 0 | 0 | 0 | 45 | 375 | 25 | |
2 | Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 |
Educação e Tecnologias | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Arquitetura e Organização de Computadores | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Matemática Elementar e Discreta | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Programação de Computadores | 30 | 30 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Prática de Ensino de Computação II | 30 | 0 | 0 | 0 | 45 | 75 | 5 |
sub-total: | 300 | 30 | 0 | 0 | 45 | 375 | 25 | |
3 | Algoritmos e Estrutura de Dados | 30 | 30 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 |
História da Educação e Política Educacional | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Programação Orientada à Objetos | 45 | 15 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Prática de Ensino de Computação III | 15 | 0 | 0 | 0 | 60 | 75 | 5 | |
Sistemas Operacionais | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
sub-total: | 270 | 45 | 0 | 0 | 60 | 375 | 25 | |
4 | Banco de Dados | 45 | 15 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 |
Montagem e Manutenção de Computadores | 0 | 0 | 60 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Educação:Didática, Planejamento e Avaliação | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Engenharia de Software | 45 | 15 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Metodologia da Pesquisa Científica | 30 | 0 | 0 | 0 | 30 | 60 | 4 | |
Prática de Ensino de Computação IV | 15 | 0 | 0 | 0 | 60 | 75 | 5 | |
sub-total: | 195 | 30 | 60 | 0 | 90 | 375 | 25 | |
5 | Análise e Projetode Sistemas | 45 | 15 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 |
Redes de Computadores | 45 | 15 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Probabilidade e Estatística | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Gestão e Organização Escolar | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 0 | 90 | 0 | 90 | 6 | |
Prática de Ensino de Computação V | 15 | 0 | 0 | 0 | 60 | 75 | 5 | |
sub-total: | 225 | 30 | 0 | 90 | 60 | 405 | 27 | |
6 | Metodologia do Ensino e Aprendizagem em Computação | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 |
Inteligência Artificial Aplicada à Educação | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Programação para Web | 30 | 30 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Produção de Materiais Didáticos Digitais | 0 | 0 | 60 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | 90 | 0 | 90 | 6 | |
Prática de Ensino de Computação VI | 15 | 0 | 0 | 0 | 45 | 60 | 4 | |
sub-total: | 165 | 30 | 60 | 90 | 45 | 390 | 26 | |
7 | Desenvolvimento de Aplicativos Aplicados à Educação | 0 | 0 | 60 | 0 | 0 | 60 | 4 |
Língua Brasileirade Sinais (LIBRAS) | 30 | 30 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Projeto de Tecnologias Aplicadas à Educação | 0 | 0 | 60 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Estágio Supervisionado III | 0 | 0 | 0 | 105 | 0 | 105 | 7 | |
Prática e Ensino de Computação | 15 | 0 | 0 | 0 | 45 | 60 | 4 |
VII | ||||||||
Optativa I | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
sub-total: | 105 | 30 | 120 | 105 | 45 | 405 | 27 | |
8 | Empreendedorismo e Inovação | 0 | 0 | 60 | 0 | 0 | 60 | 4 |
Optativa II | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Aspectos Legais e Sociais da Computação | 0 | 0 | 60 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Trabalho de Conclusão de Curso | 30 | 30 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Estágio Supervisionado IV | 0 | 0 | 0 | 120 | 0 | 120 | 8 | |
Prática de Ensino de Computação VIII | 15 | 0 | 0 | 0 | 45 | 60 | 4 | |
sub-total: | 105 | 30 | 120 | 120 | 45 | 420 | 28 | |
Optativa | Robótica Educacional | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 |
Introdução ao Aprendizado de Máquina | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Mineração de Dados em Educação | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Direitos Humanos, Diversidades e Questões Étnico-Raciais e Indígenas | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
Educação Ambiental | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60 | 4 | |
sub-total: | 300 | 0 | 0 | 0 | 0 | 300 | 20 | |
Carga Horária Parcial: | 1695 | 225 | 360 | 405 | 435 | 3120 | 208 | |
Atividades Complementares | 90 | 6 | ||||||
Carga Horária Total: | 1695 | 225 | 360 | 405 | 435 | 3210 | 214 |
Resumo de Carga Horárias do Curso | |||
Categoria | Carga Horária Total | Créditos | Nº Disciplinas |
Carga Horária da Matriz | 3210 | 214 | 48 |
CH Teórica | 1695 | 113 | - |
CH Prática | 225 | 15 | - |
CH de Extensão | 360 | 24 | - |
CH Prática como Estágio | 405 | 27 | - |
CH de Prática como Componente Curricular | 435 | 29 | - |
CH de Atividades Complementares | 90 | 6 | - |
TOTAL | 3210 | 214 | 48 |
Coordenação do Curso
Coordenador - Warley Gramacho da Silva
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