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Licenciatura em Computação

Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 15h38 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h44 | Acessos: 1472

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Computação foi pensado para capacitar e qualificar profissionais para atuarem no exercício da atividade docente na área de computação, acompanhando as evoluções tecnológicas e educacionais. Dessa forma, este projeto foi desenvolvido para a construção de curso que busque atender a demanda regional e nacional por profissionais licenciados em Computação, com uma postura crítica e ética com relação a seu papel na sociedade. O curso busca formar profissionais com caráter interdisciplinar, que possuam uma sólida formação teórica aliada à prática, permitindo-os promover o conhecimento científico e tecnológico da Computação. A formação interdisciplinar está diretamente relacionada ao modelo pedagógico proposto pela Universidade Federal do Tocantins, reforçando uma preparação baseada em conceitos básicos e forte postura científica.

A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Computação foi embasada em diversos documentos de referência, tais como: o currículo proposto pelas associações ACM (The Association for Computing Machinery), AIS (The Association for Information Systems) e IEEE-CS (The IEEE Computer Society). A construção do currículo foi realizada com base no currículo de referência formulado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), assim como pelo Parecer CNE/ CES no 136/2012, aprovado em 8 de março de 2012 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação, publicado no DOU no 134 de 12 de julho de 2012, consolidado na Resolução CNE/CES 005/2016 de 16 de novembro de 2016, e ainda atendem ao perfil geral previsto para os egressos dos cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, estabelecidas por meio da Resolução CNE/CP no 002/2019.

A finalidade do Curso de Licenciatura em Computação é suprir a demanda por educadores capacitados na área de Informática no Estado do Tocantins para atuarem na rede de ensino público e privado, atendendo desde a educação básica ao ensino profissionalizante, bem como, para exercerem o papel de instrutores em cursos desenvolvidos por empresas privadas, dada a carência atual do mercado por profissionais qualificados. O curso deve proporcionar ao Licenciado em computação a oportunidade de realizar um trabalho multidisciplinar com professores de outras áreas, as quais poderão integrar a computação no aprendizado dos conteúdos das outras ciências nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

A modalidade de ensino a distância permite transpor as barreiras geográficas, rompendo a distância sociocultural em que se encontra grande parte da população no Brasil. Nesse sentido, ela busca difundir e democratizar a educação em municípios e regiões longínquas que não têm condições logística para receber a implantação de uma universidade. Os cursos de graduação na modalidade de ensino à distância, conforme a legislação, caracterizam-se como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esses cursos estão organizados segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para: I - avaliações de estudantes; II – estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente; III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.

A educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem. Além disso, a característica básica do ensino à distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala requisitando, assim, meios que possibilitem a comunicação entre ambos como correspondência postal ou eletrônica, telefone, rádio, Internet, CD-ROM, vídeo, televisão, desde que apoiadas em meios abertos de dupla comunicação. São elementos centrais do ensino à distância:

1. Separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;

2. Influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, projeto, organização dirigida e etc), que a diferencia da educação individual;

3. Utilização de meios técnicos de comunicação, usualmente impressos, para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;

4. Previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante se beneficia de um diálogo, e da possibilidade de iniciativas de dupla via;

5. Possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de sociabilização; e

6. Necessidade de uma motivação intrínseca dos discentes para que possam acompanhar as atividades realizadas a distância.

O Brasil conta com iniciativas como o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação à distância, que busca expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 08 de junho de 2016, tendo como principais objetivos: I - oferecer, prioritariamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica; II – oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; III - oferecer cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento; IV - ampliar o acesso à educação superior pública; V - reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País; VI - estabelecer amplo sistema nacional de educação superior à distância; e VII - fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação a distância, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiadas em tecnologias de informação e comunicação.

O Sistema UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas, garantindo o apoio acadêmico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino- aprendizagem. Portanto, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós- graduação de forma consorciada.

Na modalidade de educação a distância, ambos os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem não estão no mesmo ambiente físico, no entanto, se relacionam a partir de uma plataforma que proporciona a interação entre os envolvidos. As principais vantagens em relação a educação convencional incluem a redução das barreiras de acesso a níveis de estudos, permite a permanência do aluno em seu ambiente familiar e/ou profissional, respeita o ritmo individual de estudos de cada aluno e permite ainda a redução dos custos, tanto do aluno, com gastos de locomoção, quanto para as instituições que atingem um público maior de alunos.

O crescimento da educação a distância avançou a partir da popularização da Internet de banda larga no Brasil. A partir da internet, o acesso às informações ficou mais eficiente e conveniente, possibilitando que as pessoas começassem a encontrar novos produtos, serviços, conteúdos variados e novas formas de conhecimento. O acesso aos diversos recursos resultou em um crescimento pelo consumo de novos conteúdos, permitindo às pessoas se desenvolverem profissionalmente e adquirirem novas competências e habilidades das mais variadas formas. Diante de um mundo digital conectado à Educação à Distância trouxe possibilidade de aprendizado até então jamais imaginado, trazendo consigo um novos conceitos e desafios no processo de ensino aprendizagem.

 

Duração

4 anos

Grade Curricular

Destaca-se, ainda, o cumprimento da legislação do carga horária com Atividades Curriculares de Extensão que são distribuídas em seis componentes curriculares, que totalizam 360h, e devem ser realizadas por meio da participação em projetos vinculados aos componentes curriculares e outras atividades extensionistas devidamente registradas na instituição. 

EstruturaCurricular-CargasHorárias
Período ComponenteCurricular

CH

teórica

CH

prática

CH

extensão

CH

estágio

CHPCC

CH

total

Créditos
1 Introdução à Educaçãoa Distância e Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem 60 0 0 0 0 60 4
Pensamento Computacional 60 0 0 0 0 60 4
Comunicação Oral e Escrita 60 0 0 0 0 60 4
Fundamentos de Lógica de Programação 60 0 0 0 0 60 4
Introdução à Computação 60 0 0 0 0 60 4
Práticade Ensino de Computação I 30 0 0 0 45 75 5
sub-total: 330 0 0 0 45 375 25
2 Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação 60 0 0 0 0 60 4
Educação e Tecnologias 60 0 0 0 0 60 4
Arquitetura e Organização de Computadores 60 0 0 0 0 60 4
Matemática Elementar e Discreta 60 0 0 0 0 60 4
Programação de Computadores 30 30 0 0 0 60 4
Prática de Ensino de Computação II 30 0 0 0 45 75 5
               
sub-total: 300 30 0 0 45 375 25
3 Algoritmos e Estrutura de Dados 30 30 0 0 0 60 4
História da Educação e Política Educacional 60 0 0 0 0 60 4
Programação Orientada à Objetos 45 15 0 0 0 60 4
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 60 0 0 0 0 60 4
Prática de Ensino de Computação III 15 0 0 0 60 75 5
Sistemas Operacionais 60 0 0 0 0 60 4
sub-total: 270 45 0 0 60 375 25
4 Banco de Dados 45 15 0 0 0 60 4
Montagem e Manutenção de Computadores 0 0 60 0 0 60 4
Educação:Didática, Planejamento e Avaliação 60 0 0 0 0 60 4
Engenharia de Software 45 15 0 0 0 60 4
Metodologia da Pesquisa Científica 30 0 0 0 30 60 4
Prática de Ensino de Computação IV 15 0 0 0 60 75 5
sub-total: 195 30 60 0 90 375 25
5 Análise e Projetode Sistemas 45 15 0 0 0 60 4
Redes de Computadores 45 15 0 0 0 60 4
Probabilidade e Estatística 60 0 0 0 0 60 4
Gestão e Organização Escolar 60 0 0 0 0 60 4
Estágio Supervisionado I 0 0 0 90 0 90 6
Prática de Ensino de Computação V 15 0 0 0 60 75 5
sub-total: 225 30 0 90 60 405 27
6 Metodologia do Ensino e Aprendizagem em Computação 60 0 0 0 0 60 4
Inteligência Artificial Aplicada à Educação 60 0 0 0 0 60 4
Programação para Web 30 30 0 0 0 60 4
Produção de Materiais Didáticos Digitais 0 0 60 0 0 60 4
Estágio Supervisionado II 0 0 0 90 0 90 6
Prática de Ensino de Computação VI 15 0 0 0 45 60 4
sub-total: 165 30 60 90 45 390 26
7 Desenvolvimento de Aplicativos Aplicados à Educação 0 0 60 0 0 60 4
Língua Brasileirade Sinais (LIBRAS) 30 30 0 0 0 60 4
Projeto de Tecnologias Aplicadas à Educação 0 0 60 0 0 60 4
Estágio Supervisionado III 0 0 0 105 0 105 7
Prática e Ensino de Computação 15 0 0 0 45 60 4
  VII              
Optativa I 60 0 0 0 0 60 4
sub-total: 105 30 120 105 45 405 27
8 Empreendedorismo e Inovação 0 0 60 0 0 60 4
Optativa II 60 0 0 0 0 60 4
Aspectos Legais e Sociais da Computação 0 0 60 0 0 60 4
Trabalho de Conclusão de Curso 30 30 0 0 0 60 4
Estágio Supervisionado IV 0 0 0 120 0 120 8
Prática de Ensino de Computação VIII 15 0 0 0 45 60 4
sub-total: 105 30 120 120 45 420 28
Optativa Robótica Educacional 60 0 0 0 0 60 4
Introdução ao Aprendizado de Máquina 60 0 0 0 0 60 4
Mineração de Dados em Educação 60 0 0 0 0 60 4
Direitos Humanos, Diversidades e Questões Étnico-Raciais e Indígenas 60 0 0 0 0 60 4
Educação Ambiental 60 0 0 0 0 60 4
  sub-total: 300 0 0 0 0 300 20
Carga Horária Parcial: 1695 225 360 405 435 3120 208
  Atividades Complementares           90 6
Carga Horária Total: 1695 225 360 405 435 3210 214

 

Resumo de Carga Horárias do Curso
Categoria Carga Horária Total Créditos Nº Disciplinas
Carga Horária da Matriz 3210 214 48
CH Teórica 1695 113 -
CH Prática 225 15 -
CH de Extensão 360 24 -
CH Prática como Estágio 405 27 -
CH de Prática como Componente Curricular 435 29 -
CH de Atividades Complementares 90 6 -
TOTAL 3210 214 48

 Coordenação do Curso

Coordenador - Warley Gramacho da Silva

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