Organograma da CUAB
APRESENTAÇÃO
A Universidade Federal do Tocantins se destaca pela oferta de ensino público, gratuito e de qualidade na região norte, da implantação da modalidade de ensino a distância, por meio da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE), desde 2006.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação à distância, busca expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País e tem como objetivos: I - oferecer, prioritariamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica; II – oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; III - oferecer cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento; IV - ampliar o acesso à educação superior pública; V - reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País; VI - estabelecer amplo sistema nacional de educação superior à distância; e VII - fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação a distância, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiadas em tecnologias de informação e comunicação.
Os cursos de graduação na modalidade de educação à distância, conforme a legislação caracterizam-se como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Estão organizados segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para: I - avaliações de estudantes; II – estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente; III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.
É disponibilizado ambiente virtual de aprendizagem para as disciplinas de cursos presenciais e também é adotado o Moodle como ferramenta. O sistema pode ser acessado em https://ava.uft.edu.br/ead.
Prof.ª Suzana Gilioli
Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil
ROTINAS E PROCEDIMENTOS DA COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DA UFT - CUAB
COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Integram a coordenação CUAB: o (a) Coordenador (a);
o (a) Coodenador Adjunto (a);
o (a) Secretário(a) Administrativo(a).
ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO
- Administrar e representar o CUAB;
- Aplicar e fazer cumprir as legislações acadêmicas;
- Coordenar as coordenações da CUAB na execução das atividades administrativas e acadêmicas dentro dos limites legais e das deliberações da administração superior;
- Convocar e presidir as reuniões do CUAB;
- Auxiliar a PROGRAD e os demais setores da UFT no desenvolvimento das atividades visando ao funcionamento eficiente e eficaz da política de graduação;
- Auxiliar a PROPESQ e os demais setores da UFT no desenvolvimento das atividades visando ao funcionamento eficiente e eficaz da política de pós graduação;
- Coordenar recursos anuais em parceria com a FAPTO;
- Encaminhar à administração superior da instituição as necessidades, os interesses do CUAB e prestar contas das atividades exercidas;
- Buscar formas de manter o bom relacionamento interpessoal;
- Incentivar a qualificação dos servidores em atenção às necessidades de trabalho;
- Motivar os servidores para o bom exercício de suas funções;
- Atuar como mediador entre as coordenações do CUAB.
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Atender à comunidade acadêmica e externa por telefone, e-mail ou pessoalmente, fornecendo informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos, com base nas legislações vigentes;
- presidir e/ou participar de comissões designadas pela administração superior, como, por exemplo: Calendário Acadêmico, elaboração/revisão de resoluções e normas acadêmicas, dentre outras;
- participar de reuniões de equipe convocadas pela administração superior, subsidiando as ações administrativas e acadêmicas no âmbito da instituição;
ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO ADJUNTA
- Substituir o coordenador (a) em suas faltas e impedimentos;
- Representar, quando designado, o coordenador (a);
- Auxiliar o coordenador no desempenho de suas atribuições;
- Articular todos os processos de recursos financeiros na relação CAPES/Universidade/Fapto, atendendo todas as exigências legais para o uso de recursos públicos.
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Atender às demandas dos órgãos de controle, dentre outras;
- Assessorar a direção na tomada de decisões;
- Manter a comunicação com os servidores e as unidades/órgão e divulgar informações pertinentes ao trabalho;
- Participar, quando solicitado pela administração superior, de comissões para tratar de assuntos no âmbito da instituição.
ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA EXECUTIVA
- Secretariar a CUAB;
- efetuar e acompanhar pedidos de materiais e manutenção de equipamentos;
- controlar a entrada e saída de materiais do almoxarifado;
- elaborar redações oficiais;
- elaborar, acompanhar e publicar editais de seleção de alunos, professores e tutores do sistema UAB;
- organizar arquivos da CUAB;
- atender às coordenações de curso, aos órgãos e ao público em geral;
- analisar e encaminhar processos de natureza administrativa;
- elaborar e encaminhar aos órgãos competentes frequência de estagiários selecionados pelo FAPTO;
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Atender à comunidade acadêmica e externa por telefone, e-mail ou pessoalmente, fornecendo informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos com base nas legislações vigentes;
- Auxiliar as coordenações de curso nos processos seletivos;
- Acompanhar e atualizar a agenda da coordenação do CUAB;
- Agendar reuniões;
- Preparar a logística para a realização de reuniões e/ou eventos;
- Zelar pela relação interpessoal dos servidores e colaboradores;
- Controlar a entrada e saída de material do almoxarifado;
- Realizar levantamentos quando solicitado pela coordenação;
- Participar, quando solicitado, de comissões, como, por exemplo: elaboração de editais, seleção de estagiários e elaboração de propostas.
EQUIPE PEDAGÓGICA
ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE
Orientação pedagógica aos professores dos cursos a distância UAB/UFT. Assessoria no desenho didático das disciplinas de cursos. Acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas desenvolvidas nos cursos UAB/UFT. Monitoramento e controle da evasão. Assessoria na elaboração de material multimídia. Elaboração de documentos de teor pedagógico para o MEC/CAPES e órgãos de controle. Desenho e acompanhamento de cursos livres e oficinas voltadas para a formação de professores e tutores.
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Produzir relatórios diversos ( ex:monitoramento das salas virtuais, avaliação semestral dos cursos UAB)
- Assessorar na criação e/ou revisão de normativos e/ou políticas públicas e/ou documentos internos (ex: assessoria na revisão dos PPC)
- Realizar de formação para tutores e professores da UFT;
- participação, quando solicitado pela coordenação, de comissões, como, por exemplo: de atualização dos PPC
- Apoiar a formação em metodologias e estratégias inovadoras.
- Assessorar na definição e implementação da política institucional de ensino híbrido para a oferta de cursos com disciplinas integral ou parcialmente híbridas
- Desenvolver plano de formação para os docentes e tutores com metodologias adequadas que favoreçam o atendimento educacional especializado e as atividades de avaliação.
ASSESSORIA DE CURSOS DE PROGRAMAS EAD
ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA DE CURSOS DE PROGRAMAS EAD
- Autuar processos de natureza acadêmica;
- encaminhar processos;
- zelar pelo sigilo dos documentos;
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Atender ao público docente e discente por telefone, e-mail e pessoalmente, prestando informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos, com base nas legislações em vigor;
- Conferir documentos para atendimento de solicitações;
- Auxiliar, quando necessário, no cadastro e na matrícula dos ingressantes, realizando a conferência da documentação pessoal e acadêmica;
- Orientar os estudantes quanto à protocolização de suas solicitações;
- Cadastrar dados pessoais dos requerentes no sistema de controle de processos da UFT;
- Participar, quando solicitado pela administração superior, de comissões como, por exemplo: câmara de pesquisa.
COORDENAÇÃO DE BOLSAS
ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO
- Orientar as coordenações de cursos/departamentos na execução das atividades exercidas;
- Emitir documentos, no âmbito de sua competência;
- Elaborar relatórios referentes a bolsistas;
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Atender à comunidade acadêmica e externa por telefone, e-mail ou pessoalmente, fornecendo informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos com base nas legislações vigentes;
- Auxiliar, quando necessário, no cadastro de bolsistas ingressantes, realizando a conferência da documentação pessoal e acadêmica;
- Receber das coordenações de curso os memorandos informando sobre cadastramento de bolsistas;
DESIGNER GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO
ATRIBUIÇÕES DO DESIGNER
- Coordenar, produzir e acompanhar os processos de desenvolvimento de materiais educativos digitais. Criação de projetos visuais como banners, cartazes, folders, materiais gráficos para redes sociais. Diagramação e editoração de textos e apresentações, a produção de recursos multimídia e interativos, entre outras atividades da modalidade a distância. Colaborar nas atividades de capacitação e nos projetos formativos da DTE
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Atender à comunidade acadêmica e externa por telefone, e-mail ou pessoalmente;
- Dar suporte à equipe UAB sobre produção de material didático e de divulgação de processos seletivos;
- Gerenciar dados e mídias no site institucional da UAB na UFT.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
- Coordenar, produzir e divulgar as campanhas de divulgação dos processos seletivos da UAB na UFT. Criação de matérias, notas e posts para as redes sociais sobre as atividades e ações da DTE. Gerenciar as redes sociais da DTE/UFT, considerando respostas de dúvidas, reposts e publicações. Compor a equipe de criação de soluções de aprendizagem em relação às Tecnologias da informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, propondo soluções de aprendizagem às necessidades levantadas pela Universidade.
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Publicizar todos os processos seletivos da UAB da UFT por meio de notícias, matérias e notas no site Institucional da DTE/UFT;
- Gerenciar as redes sociais da DTE UFT, respondendo dúvidas, repostando menções, divulgando ações realizadas pela Coordenação UAB, além de divulgar os processos seletivos;
- Gerenciar o conteúdo do site institucional da UAB na UFT, conteúdo dos cursos ofertados pelo sistema UAB, cursos novos, pós-graduações e processos seletivos em andamento;
- Revisar todo conteúdo produzido pela equipe pedagógica, tanto material didático para os cursos, como manuais de recursos interativos e colaborativos;
- Criar, em parceria com a equipe pedagógica, cursos e treinamentos em recursos interativos e metodologias ativas para atender a demanda da universidade;
- Desenvolver o designer instrucional dos MOOC,s (cursos livres) para atender as demandas em treinamento da Universidade;
SUPORTE MOODLE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ATRIBUIÇÕES DO SETOR DE SUPORTE
- Atender demandas relacionadas a utilização de plataformas virtuais de aprendizagem mantidas pela Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE), bem como incluir novos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e dar suporte aos usuários do Moodle.
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVA
- Fornecer o suporte técnico em TI necessário para o desenvolvimento de atividades das demais coordenações da DTE;
- Efetuar a manutenção e a atualização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs);
- Realizar a instalação, a configuração e a customização de plugins nos ambientes virtuais;
- Solucionar problemas de acesso de usuários ao AVA;
- Realizar ou auxiliar o cadastramento de usuários no ambiente virtual;
- Criar espaços virtuais no ambiente;
- Sanar dúvidas de uso dos recursos disponibilizados no AVA;
AUDIOVISUAL
ATRIBUIÇÕES DO SETOR DE AUDIOVISUAL
- Coordenar, produzir e acompanhar vídeos institucionais e publicitários do DTE.
- Coordenar, produzir e acompanhar vinhetas, CG e animações para conteúdos audiovisuais, entre outras atividades da modalidade a distância;
- Coordenar e acompanhar equipe de produção e edição de vídeo-aulas;
- Colaborar nas atividades de capacitação e nos projetos formativos da DTE;
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Atender às instituições de ensino superior não universitárias e os interessados em revalidação de diploma e reconhecimento de títulos por telefone, e-mail ou pessoalmente, fornecendo informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos, com base nas legislações vigentes;
COORDENAÇÃO MONITORAMENTO DE POLOS PRESENCIAIS
ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO
- Monitoramento da infraestrutura física e tecnológica dos polos UAB que possuem oferta de cursos pela UFT.
- Acompanhamento junto a Capes e SisUAB sobre a situação dos polos de atuação e das normativas relacionadas a infraestrutura mínima necessária.
- Acompanhamento das visitas de monitoramento aos polos do estado do Tocantins realizadas pela Capes
DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
- Atender via e-mail e whatsapp demandas relacionadas a infraestrutura dos polos de apoio presenciais de atuação da UFT.
- Construir relatórios de contatos dos polos e seus respectivos coordenadores.
- Construir relatórios de monitoramento das visitas aos polos.
Redes Sociais