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Organograma da CUAB

Publicado: Quinta, 10 de Março de 2016, 17h10 | Última atualização em Quarta, 28 de Dezembro de 2022, 16h02 | Acessos: 7011

Organograma Cuab

 

APRESENTAÇÃO

 

A Universidade Federal do Tocantins se destaca pela oferta de ensino público, gratuito e de qualidade na região norte, da implantação da modalidade de ensino a distância, por meio da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE), desde 2006.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação à distância, busca expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País e tem como objetivos: I - oferecer, prioritariamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica; II – oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; III - oferecer cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento; IV - ampliar o acesso à educação superior pública; V - reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País; VI - estabelecer amplo sistema nacional de educação superior à distância; e VII - fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação a distância, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiadas em tecnologias de informação e comunicação.

Os cursos de graduação na modalidade de educação à distância, conforme a legislação caracterizam-se como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Estão organizados segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para: I - avaliações de estudantes; II – estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente; III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.

É disponibilizado ambiente virtual de aprendizagem para as disciplinas de cursos presenciais e também é adotado o Moodle como ferramenta. O sistema pode ser acessado em https://ava.uft.edu.br/ead.

Prof.ª Suzana Gilioli

Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil

 


ROTINAS E PROCEDIMENTOS DA COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DA UFT - CUAB

COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Integram a coordenação CUAB: o (a) Coordenador (a);

o (a) Coodenador Adjunto (a);

o (a) Secretário(a) Administrativo(a).

 

ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO

  •  Administrar e representar o CUAB;
  • Aplicar e fazer cumprir as legislações acadêmicas;
  • Coordenar as coordenações da CUAB na execução das atividades administrativas e acadêmicas dentro dos limites legais e das deliberações da administração superior;
  • Convocar e presidir as reuniões do CUAB;
  • Auxiliar a PROGRAD e os demais setores da UFT no desenvolvimento das atividades visando ao funcionamento eficiente e eficaz da política de graduação;
  • Auxiliar a PROPESQ e os demais setores da UFT no desenvolvimento das atividades visando ao funcionamento eficiente e eficaz da política de pós graduação;
  • Coordenar recursos anuais em parceria com a FAPTO;
  • Encaminhar à administração superior da instituição as necessidades, os interesses do CUAB e prestar contas das atividades exercidas;
  • Buscar formas de manter o bom relacionamento interpessoal;
  •  Incentivar a qualificação dos servidores em atenção às necessidades de trabalho;
  • Motivar os servidores para o bom exercício de suas funções;
  • Atuar como mediador entre as coordenações do CUAB.

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  • Atender à comunidade acadêmica e externa por telefone, e-mail ou pessoalmente, fornecendo informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos, com base nas legislações vigentes;
  • presidir e/ou participar de comissões designadas pela administração superior, como, por exemplo: Calendário Acadêmico, elaboração/revisão de resoluções e normas acadêmicas, dentre outras;
  • participar de reuniões de equipe convocadas pela administração superior, subsidiando as ações administrativas e acadêmicas no âmbito da instituição;

 

ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO ADJUNTA

  •  Substituir o coordenador (a) em suas faltas e impedimentos;
  • Representar, quando designado, o coordenador (a);
  • Auxiliar o coordenador no desempenho de suas atribuições;
  • Articular todos os processos de recursos financeiros na relação CAPES/Universidade/Fapto, atendendo todas as exigências legais para o uso de recursos públicos. 

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  •  Atender às demandas dos órgãos de controle, dentre outras;
  • Assessorar a direção na tomada de decisões;
  • Manter a comunicação com os servidores e as unidades/órgão e divulgar informações pertinentes ao trabalho;
  • Participar, quando solicitado pela administração superior, de comissões para tratar de assuntos no âmbito da instituição.

 

ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA EXECUTIVA

  • Secretariar a CUAB;
  • efetuar e acompanhar pedidos de materiais e manutenção de equipamentos;
  • controlar a entrada e saída de materiais do almoxarifado;
  • elaborar redações oficiais;
  • elaborar, acompanhar e publicar editais de seleção de alunos, professores e tutores do sistema UAB;
  • organizar arquivos da CUAB;
  • atender às coordenações de curso, aos órgãos e ao público em geral;
  • analisar e encaminhar processos de natureza administrativa;
  • elaborar e encaminhar aos órgãos competentes frequência de estagiários selecionados pelo FAPTO;

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  • Atender à comunidade acadêmica e externa por telefone, e-mail ou pessoalmente, fornecendo informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos com base nas legislações vigentes;
  • Auxiliar as coordenações de curso nos processos seletivos;
  • Acompanhar e atualizar a agenda da coordenação do CUAB;
  • Agendar reuniões;
  • Preparar a logística para a realização de reuniões e/ou eventos;
  • Zelar pela relação interpessoal dos servidores e colaboradores;
  • Controlar a entrada e saída de material do almoxarifado;
  • Realizar levantamentos quando solicitado pela coordenação;
  • Participar, quando solicitado, de comissões, como, por exemplo: elaboração de editais, seleção de estagiários e elaboração de propostas.

 

EQUIPE PEDAGÓGICA 

 ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE

 Orientação pedagógica aos professores dos cursos a distância UAB/UFT. Assessoria no desenho didático das disciplinas de cursos. Acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas desenvolvidas nos cursos UAB/UFT. Monitoramento e controle da evasão. Assessoria na elaboração de material multimídia. Elaboração de documentos de teor pedagógico para o MEC/CAPES e órgãos de controle. Desenho e acompanhamento de cursos livres e oficinas voltadas para a formação de professores e tutores.



DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  • Produzir relatórios diversos ( ex:monitoramento das salas virtuais, avaliação semestral dos cursos UAB)
  • Assessorar na criação e/ou revisão de normativos e/ou políticas públicas e/ou documentos internos (ex: assessoria na revisão dos PPC)
  • Realizar de formação para tutores e professores da UFT; 
  • participação, quando solicitado pela coordenação, de comissões, como, por exemplo: de atualização dos PPC 
  • Apoiar a formação em metodologias e estratégias inovadoras.
  • Assessorar  na definição e implementação da política institucional de ensino híbrido para a oferta de cursos com disciplinas integral ou parcialmente híbridas
  • Desenvolver plano de formação para os docentes e tutores com metodologias adequadas que favoreçam o atendimento educacional especializado e as atividades de avaliação.

 

ASSESSORIA DE CURSOS DE PROGRAMAS EAD 

 ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA DE CURSOS DE PROGRAMAS EAD 

  • Autuar processos de natureza acadêmica;
  • encaminhar processos;
  • zelar pelo sigilo dos documentos;

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  • Atender ao público docente e discente por telefone, e-mail e pessoalmente, prestando informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos, com base nas legislações em vigor;
  • Conferir documentos para atendimento de solicitações;
  • Auxiliar, quando necessário, no cadastro e na matrícula dos ingressantes, realizando a conferência da documentação pessoal e acadêmica;
  • Orientar os estudantes quanto à protocolização de suas solicitações;
  • Cadastrar dados pessoais dos requerentes no sistema de controle de processos da UFT;
  • Participar, quando solicitado pela administração superior, de comissões como, por exemplo: câmara de pesquisa.

 

COORDENAÇÃO DE BOLSAS

ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO

  • Orientar as coordenações de cursos/departamentos na execução das atividades exercidas;
  • Emitir documentos, no âmbito de sua competência;
  • Elaborar relatórios referentes a bolsistas;

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  • Atender à comunidade acadêmica e externa por telefone, e-mail ou pessoalmente, fornecendo informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos com base nas legislações vigentes;
  • Auxiliar, quando necessário, no cadastro de bolsistas  ingressantes, realizando a conferência da documentação pessoal e acadêmica;
  • Receber das coordenações de curso os memorandos informando sobre cadastramento de bolsistas;

DESIGNER GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO

ATRIBUIÇÕES DO DESIGNER

  • Coordenar, produzir e acompanhar os processos de desenvolvimento de materiais educativos digitais. Criação de projetos visuais como banners, cartazes, folders, materiais gráficos para redes sociais. Diagramação e editoração de textos e apresentações, a produção de recursos multimídia e interativos, entre outras atividades da modalidade a distância. Colaborar nas atividades de capacitação e nos projetos formativos da DTE

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  • Atender à comunidade acadêmica e externa por telefone, e-mail ou pessoalmente;
  • Dar suporte à equipe UAB sobre produção de material didático e de divulgação de processos seletivos;
  • Gerenciar dados e mídias no site institucional da UAB na UFT.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

  • Coordenar, produzir e divulgar as campanhas de divulgação dos processos seletivos da UAB na UFT. Criação de matérias, notas e posts para as redes sociais sobre as atividades e ações da DTE. Gerenciar as redes sociais da DTE/UFT, considerando respostas de dúvidas, reposts e publicações. Compor a equipe de criação de soluções de aprendizagem em relação às Tecnologias da informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, propondo soluções de aprendizagem às necessidades levantadas pela Universidade. 

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  • Publicizar todos os processos seletivos da UAB da UFT por meio de notícias, matérias e notas no site Institucional da DTE/UFT;
  • Gerenciar as redes sociais da DTE UFT, respondendo dúvidas, repostando menções, divulgando ações realizadas pela Coordenação UAB, além de divulgar os processos seletivos;
  • Gerenciar o conteúdo do site institucional da UAB na UFT, conteúdo dos cursos ofertados pelo sistema UAB, cursos novos, pós-graduações e processos seletivos em andamento;
  • Revisar todo conteúdo produzido pela equipe pedagógica, tanto material didático para os cursos, como manuais de recursos interativos e colaborativos;
  • Criar, em parceria com a equipe pedagógica, cursos e treinamentos em recursos interativos e metodologias ativas para atender a demanda da universidade;
  • Desenvolver o designer instrucional dos MOOC,s (cursos livres) para atender as demandas em treinamento da Universidade;

 

SUPORTE MOODLE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ATRIBUIÇÕES DO SETOR DE SUPORTE

  • Atender demandas relacionadas a utilização de plataformas virtuais de aprendizagem mantidas pela Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE), bem como incluir novos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e dar suporte aos usuários do Moodle.

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVA

  • Fornecer o suporte técnico em TI necessário para o desenvolvimento de atividades das demais coordenações da DTE;
  • Efetuar a manutenção e a atualização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs);
  • Realizar a instalação, a configuração e a customização de plugins nos ambientes virtuais;
  • Solucionar problemas de acesso de usuários ao AVA;
  • Realizar ou auxiliar o cadastramento de usuários no ambiente virtual;
  • Criar espaços virtuais no ambiente;
  • Sanar dúvidas de uso dos recursos disponibilizados no AVA;

 

AUDIOVISUAL

ATRIBUIÇÕES DO SETOR DE AUDIOVISUAL

  •  Coordenar, produzir e acompanhar vídeos institucionais e publicitários do DTE. 
  • Coordenar, produzir e acompanhar vinhetas, CG e animações para conteúdos audiovisuais, entre outras atividades da modalidade a distância;
  • Coordenar e acompanhar equipe de produção e edição de vídeo-aulas;
  • Colaborar nas atividades de capacitação e nos projetos formativos da DTE;

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  • Atender às instituições de ensino superior não universitárias e os interessados em revalidação de diploma e reconhecimento de títulos por telefone, e-mail ou pessoalmente, fornecendo informações, sanando dúvidas e auxiliando nos procedimentos administrativos, com base nas legislações vigentes;

 

COORDENAÇÃO MONITORAMENTO DE POLOS PRESENCIAIS

ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO

  •  Monitoramento da infraestrutura física e tecnológica dos polos UAB que possuem oferta de cursos pela UFT.
  • Acompanhamento junto a Capes e SisUAB sobre a situação dos polos de atuação e das normativas relacionadas a infraestrutura mínima necessária.
  • Acompanhamento das visitas de monitoramento aos polos do estado do Tocantins realizadas pela Capes

 

DESCRIÇÃO DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS

  •  Atender via e-mail e whatsapp demandas relacionadas a infraestrutura dos polos de apoio presenciais de atuação da UFT.
  • Construir relatórios de contatos dos polos e seus respectivos coordenadores.
  • Construir relatórios de monitoramento das visitas aos polos.
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