Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Graduação > Música
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Música

Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 15h38 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 18h35 | Acessos: 4403

Apresentação

Nas diversas culturas, a música assume diversos papéis sociais, contribuindo para a coesão das instituições e dos rituais, proporcionando entretenimento, fruição estética, comunicação e representação simbólica. Na sociedade contemporânea, a música, principalmente aquela veiculada nos meios de comunicação de massa, permeia o cotidiano, fazendo-se presente também na escola por meio dos aparelhos eletrônicos que alunos e professores trazem consigo.

O Curso de Música oferecido na UFT tem por objetivo suprir a lacuna existente no estado do Tocantins e regiões fronteiriças com os estados que fazem divisa quanto a profissionais da educação qualificados para atuarem no ensino da música. Tocantins faz divisa a norte e a leste com o estado do Maranhão, a leste com o Piauí e a Bahia, a sul o com estado de Goiás e a oeste com os estados de Mato Grosso e Pará. O próprio estado e as regiões fronteiriças dos estados vizinhos apresentam carência na formação de professores qualificados para atuarem no ensino da música. E é nesse contexto que o curso de graduação em Música-Licenciatura EAD da UFT vem desempenhar a função de propiciar um espaço educativo no ensino superior para desenvolver competências na área da música, visando uma formação integral do futuro músico profissional e educador musical favorecendo o ensino, a pesquisa e a extensão, como disposto neste Projeto Pedagógico. Além disso, é função da universidade promover a formação de profissionais da área, uma vez que o ensino de música tornou-se obrigatório a partir da promulgação da Lei nº 11.769/08.

A elaboração Projeto Pedagógico foi realizada para atender as necessidades da comunidade tocantinense, que aponta uma demanda latente para a formação de profissionais da prática e do ensino de música. Com o envolvimento da comunidade do Estado do Tocantins em atividades artístico-musicais, constata-se existência de uma demanda entre os inúmeros profissionais que já atuam diretamente com a música. Dentre eles, estão os músicos e regentes de orquestras, bandas e coros, que muitas vezes necessitam ter uma melhor qualificação, além dos profissionais com pouca qualificação que atuam como formadores musicais. O mercado de trabalho agora mais amplo exige dos professores de Música um repertório de novas competências, sobretudo as relacionadas às novas tecnologias da comunicação. Por isso, espera-se do currículo que forme profissionais com sólido e atualizado conhecimento da área da música, capazes de contribuir para a construção de uma escola de qualidade e que faz frente aos obstáculos a ela impostos na atualidade.

O Licenciado em Música é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Música. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Música, sobre seu desenvolvimento histórico e sua relação com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento musical em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Em sua atuação prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

O Licenciado em Música trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como: escolas de música, grupos musicais, orquestras, bandas, espaços públicos e em projetos de inclusão social. Atua em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Público alvo

  • Professores da rede pública de ensino;
  • Professores;
  • Músicos;
  • Sociedade em geral.

Duração

4 anos

Grade Curricular


Polos em que o curso é oferecido

Araguaína, Araguatins, Arraias, Cristalândia, Guaraí, Gurupi, Mateiros, Miracema e Palmas.

Endereço

Diretoria de Tecnologias Educacionais – DTE/UFT – Campus Universitário de Palmas. Avenida NS 15, ALCNO 14 – Estação Experimental – Centro. CEP: 77.020-120.

E-mail _

Coordenador Geral

Prof. Dr. Bruno Barreto Amorim

E-mail _ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página