Central QualiTOPAMA realiza seminário técnico gratuito na UFNT, em Araguaína

A Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Central QualiTOPAMA) realizará, no dia 8 de junho, das 8h às 18h, o seminário técnico “Saúde, Educação e Tecnologia na Amazônia Legal: os desafios e perspectivas nas fronteiras do Tocantins, Pará e Maranhão”. O evento, que é gratuito, ocorrerá em Araguaína (TO), na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), bloco G/CIMBA. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 31 de maio, pelo site: https://sites.uft.edu.br/plataformaevento/saude-educacao-e-tecnologia-na-amazonia

O evento é uma atividade da intervenção comunicacional  com os resultados das intervenções educacionais, tecnológicas e de pesquisa científica promovidas pelo Projeto Central QualiTOPAMA, que é executado pela Universidade Federal do Tocantins, financiado pelo Ministério da Saúde e conta com apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

“O objetivo do evento é debater e propor ações para o fortalecimento da regionalização da saúde e a organização de redes interfederativas a partir do conhecimento dos desafios locais e regionais do Sistema Único de Saúde”, explicou o prof. Dr. Paulo Fernando de M. Martins, coordenador geral da Central QualiTOPAMA, que está vinculada ao Colegiado do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas, com apoio do Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos – NIEDiH/UFT, e do curso de Medicina da UFNT.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO

•          8h (credenciamento e entrega de material).

•          9h (abertura)

•          9h30min: Palestra “Os desafios da Saúde Coletiva na Amazônia Legal – Rede TOPAMA”, com o prof. Dr. Helierson Gomes (UFNT) e profª. Dra. Renata Junqueira Pereira (UFT).

•          10h15min: Mesa de debate sobre “A gestão de projetos de pesquisa e extensão na área da Rede Interfederativa de Saúde TOPAMA”, com a participação do prof. Dr. Paulo Fernando de Melo Martins (UFT), da prof. Dra. Denise Capuzzo (UFT), da prof. Dra. Renata J. Pereira (UFT), do Dr. Rogério S. Nogueira (UFT) e de José Roberto de Andrade Oliveira (ACONE).

•          12h (almoço)

•          14h-16h: Grupo de Trabalho 1 – “Educação em Saúde: oficinas pedagógicas na afirmação da saúde enquanto direito de todos”  (40 VAGAS).

•          14h-16h: Grupo de Trabalho 2 – “Os desafios da pesquisa científica e tecnológica na área de saúde” (80 VAGAS).

•          Intervalo

•          16h30min-18h: Grupo de trabalho 3 – “A Pesquisa Diagnóstica Situacional na Rede TOPAMA” (40 VAGAS).

•          16h30min-18h: Grupo de trabalho 4 – “Educação, Saúde e Tecnologia na Rede TOPAMA: perspectivas para fortalecimento dos direitos humanos na Amazônia Legal” (40 VAGAS).

•          16h30min-18h: Grupo de trabalho 5 – “A Pesquisa Científica e a Qualificação dos Profissionais da Saúde: Gestão e Planejamento em Saúde Pública” (40 VAGAS).

•        18h: encerramento.