Central QualiTOPAMA finaliza cursos GPSP em Marabá-PA e Imperatriz-MA

O Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA) finalizou, na semana passada,  o curso de Gestão e Planejamento em Saúde Pública (GPSP), nas cidades de Imperatriz-MA e Marabá-PA. Os cursos fazem parte do braço educacional da Central QualiTOPAMA, que ainda desenvolve soluções tecnológicas e pesquisas diagnósticas para os municípios parceiros.

“O projeto atravessou momentos desafiadores, com a pandemia. O cronograma de realização das atividades formativas foi completamente alterado pelo período pandêmico. Por isso, hoje, poder celebrar a finalização dos cursos de GPSP, com quase 300 concluintes na região do Bico do Papagaio, é uma vitória muito grande para a Central QualiTOPAMA e demonstra, para nós, que o projeto pode continuar entregando muito mais contribuições para a sociedade”, avaliou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

Em Marabá-PA, estiveram presentes todos os 24 cursistas, que, em grande maioria, atuam como gestores e técnicos na Secretaria Municipal de Saúde de Marabá. No último dia de formação, foram trabalhados temas voltados ao Planejamento, Monitoramento e Avaliação em Saúde, que são instrumentos de gestão essenciais para garantia da eficiência das Políticas Públicas, conforme previsto na legislação brasileira e apreendido no cotidiano dos presentes.

“Esse último encontro foi, como os demais, enriquecedor. Isso só reforça o meu desejo de que a Central QualiTOPAMA se consolide enquanto instrumento de apoio às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde de toda a região TOPAMA e que, dessa forma, a universidade e o serviço público unam esforços para qualificação e fortalecimento das ações e serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Esthefani Silva, bolsista do projeto e uma das responsáveis pela formação.

Os cursistas avaliaram a experiência de forma positiva. “Terminamos o curso muito felizes, pois foi de grande valia para o conhecimento técnico e científico de toda a secretaria. Recomendamos que todas as secretarias, de todos os municípios, adotem o curso porque vai trazer grande motivação para a equipe de gestão”, comentou  Irizan Silva, cursista do GPSP e técnico em gestão da Secretaria de Saúde de Marabá-PA.

“Recomendo o curso para todos os profissionais, não só os que estrategicamente estão na alta gestão, como também os gerenciadores locais das unidades, que também fazem parte da rede local de saúde. Porque esse curso permite que haja uma integração entre os gestores locais e as unidades, que fazem saúde no seu município, permitindo com que ocorra o compartilhamento de informações e abrindo caminho para dados que possibilitam planejar melhor as ações do município”
Elisdebora Santos Costa, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município de Marabá-PA.

A Central no Sul do Maranhão

Em Imperatriz-MA, foram finalizadas duas turmas, totalizando a formação de 28 cursistas. “Indubitavelmente a conclusão do curso Gestão e Planejamento em Saúde Pública nas cidades-polo abrirá portas para ações futuras do Projeto Central QualiTOPAMA. Nas turmas que atuei, os cursistas manifestaram interesse em novos cursos, com maior carga horária, além da sinalização de interesse em especialização que possa surgir do projeto”, apontou Eduarda Grillo Cunha, graduanda em Saúde Coletiva e pesquisadora pela Universidade de Brasília (UnB).

Para a também bolsista da central, estas parcerias firmadas com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde foram de grande relevância, pois endossaram o apoio das respectivas gestões em capacitação e qualificação. “Espero, genuinamente, que possamos seguir com o fortalecimento da gestão em saúde pública das cidades da região TOPAMA, além de ampliar e renovar as parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais, em prol do fortalecimento e capacitação dos servidores de saúde. Além disso, desejo que continuemos atuando para a qualificação da gestão e planejamento em saúde pública”, desejou Eduarda Grillo.

O cursista Allan Dantas de Melo, agente de Combate às Endemias (ACE) e coordenador do Controle Vetorial do município de Imperatriz-Ma, acredita que a formação permitiu conhecer com maior profundidade, as ações dos demais departamentos que compõem a Vigilância em Saúde. “Decidi fazer o curso por dois motivos. O primeiro pelo fato de ser graduado em economia, sendo que a parte de gestão é um objeto de estudo em minha formação acadêmica. O segundo motivo foi por acreditar que todos que militam na área da saúde, devem  sempre estar se aperfeiçoando para com isso, prestar um serviço de maior qualidade à população”, pontuou. Para ele, o curso poderia ter uma duração maior, virar um curso técnico ou mesmo uma pós graduação.

Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais, com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).