Instituições Participantes

A Central QualiTOPAMA – Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA) é um projeto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) executado em parceria com o Ministério da Saúde (MS). 

Tem como objetivo facilitar o acesso da população a ações e serviços de saúde, a racionalização de gastos e otimização de recursos por meio de uma plataforma digital que irá referenciar informações de saúde dos Estados do Tocantins, Pará e Maranhão. 

É executado pela UFT, MS, Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) Governos dos Estados do Tocantins, Pará e Maranhão e suas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. 

O projeto Central QualiTOPAMA tem como seu principal apoiador e fomentador o Ministério da Saúde via Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), que tem como atribuição a responsabilidade em âmbito nacional, por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. Tendo objetivos comuns de análise com os da Central QualiTOPAMA.

Dentre as competências da SVS estão a coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigação de surtos de doenças; coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos; realização de inquéritos de fatores de risco; coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis; e gerir o Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, incluído o ambiente de trabalho.

 

                                                         

Instituição executora do projeto Central QualiTOPAMA, a Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Educação destinada à promoção do ensino, pesquisa e extensão, dotada de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. 

Sua missão é formar profissionais cidadãos e produzir conhecimento com inovação e qualidade que contribuam para o desenvolvimento socioambiental do Estado do Tocantins e da Amazônia Legal (conforme redação dada pelo Planejamento Estratégico 2016-2020). Sua visão é ser reconhecida nacionalmente até 2022, pela excelência no ensino, pesquisa e extensão (idem).

 

Como fundação responsável pelo apoio na gestão dos recursos financeiros da Universidade Federal do Tocantins, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) é um braço da UFT dentro das ações de execução da Central QualiTOPAMA, sendo inteiramente responsável pela gestão de recursos financeiros do projeto.

É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada em junho de 2004. Se dedica a apoiar as instituições parceiras no desenvolvimento de projetos nas áreas do ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico combinado com a transferência de tecnologia. Nas áreas de captação de recursos, gestão de projetos, prospecção de tecnologia e de produto; cursos e eventos, licenciamento e transferência de tecnologia; inteligência de mercado.

Entre os Estados que recebem o projeto estão Tocantins, Maranhão e Pará, sendo representados por 110 municípios entre si e distribuídos em regiões estratégicas de saúde. Cada localidade é representado por sua Secretaria de Saúde Municipais e ainda Estaduais. Os municípios são os responsáveis pelo repasse de informações à Central Qualitopa e a mesma é encarregada por devolver essas informações consolidadas em uma base de dados integrada, capaz de munir os gestores com dados de saúde de suas populações em tempo real.

Instituição Proponente

Fundação Universidade Federal do Tocantins
Endereço: Quadra 109 Norte, Av. NS 15, s/n, Campus Universitário de Palmas, CEP: 77.001-090, Palmas, Tocantins, Brasil.
Telefone: +55 (63) 3229-4220
(Secretaria Executiva do Gabinete do Reitor)
3229-4350 (Chefia de Gabinete) E-mail: reitor@uft.edu.br

Responsável

Nome/Cargo: Luís Eduardo Bovolato
Professor Doutor/ Reitor
Endereço: Quadra 109 Norte, Av. NS 15, s/n, Campus Universitário de Palmas, Bloco 4, CEP: 77.001-090, Palmas, Tocantins, Brasil.
Telefone: +55 (63) 3229-4190 Email: secretariagab@uft.edu.br

Responsável pelo Projeto

Nome: Paulo Fernando de Melo Martins
Professor Doutor Endereço: Quadra 1204 Sul, Alameda 3, Residencial Acqua Ville, casa 1, Plano Diretor Sul, Palmas.

Tocantins, Brasil CEP: 77.019-524 E-mail: paulofernando@uft.edu.br