Central QualiTOPAMA realiza a terceira etapa do curso GPSP, em cidades do Tocantins e Pará

No dias 25 e 28 de outubro, foram realizados os terceiros encontros do curso de Gestão e Planejamento em Saúde Pública (GPSP), desenvolvido pelo Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA), nas cidades de Araguaína-TO e Marabá-PA, respectivamente.

Em Marabá-PA, por exemplo, o tema do encontro foi o Sistema de Informação em Saúde, permitindo aos cursistas a análise, discussão de casos clínicos e orientações acerca do preenchimento de instrumentos como: Declaração de Nascidos Vivos (DNV),  Declaração de Óbito (DO) e fichas de notificação do Sistema Nacional de Atendimento Médico (SINAM), quanto à dengue, chikungunya e zika.

“A turma é heterogênea e conta com gestores dos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), profissionais de carreira e técnicos, com muitos anos de experiência na Saúde Pública. As discussões possibilitaram o compartilhamento de saberes e vivências, promovendo um aprendizado mútuo e a reflexão sobre a importância da qualidade das informações coletadas e lançadas nos diversos sistemas de informação”, explicou Euzamar de Araujo Silva Santana, mestre em Ensino em Ciências e Saúde, especialista em Saúde da Família, professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pesquisadora e tutora da Central QualiTOPAMA.

Participam destas formações desenvolvidas pelo projeto, profissionais da área da saúde dos municípios parceiros, tais como: agentes de endemias, nutricionistas, técnicos em administração, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, que atuam na vigilância em saúde do município. Em Marabá-PA, ao todo, 25 pessoas estiveram presentes. Já em Araguaína-TO foram 22 participantes.

“Estes cursos são importantes para trabalhar com esses profissionais a compreensão da relevância dos dados ali dispostos. Por meio desses dados, é possível compreender o perfil de cada município ou região e planejar intervenções, que atendam às reais demandas da comunidade assistida. Desse modo, a formação beneficia os profissionais, que se atualizam, mas, também, toda a comunidade do município que será assistida por eles”, frisou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA é um projeto que articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

Notícias Relacionadas

Veja também

Bem-vindo.

Efetue login para acessar a área restrita.