Central QualiTOPAMA realiza mais uma etapa do curso GPSP, em cidades do Tocantins e Maranhão

Nos dias 22 e 25, o Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA) realizará mais duas etapas do curso de Gestão e Planejamento em Saúde Pública (GPSP), nas cidades de Araguaína-TO e Imperatriz-MA, respectivamente.

Estas formações fazem parte da etapa educacional e formativa do projeto, que é realizada com profissionais da área da saúde dos municípios parceiros, tais como: agentes de endemias, nutricionistas, técnicos em administração, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, que atuam na vigilância em saúde e atenção básica das cidades. 

A cada etapa, são trabalhados assuntos que fazem parte da rotina dos municípios, levando em consideração, também, as especificidades de cada um. As bolsistas da Central QualiTOPAMA qualificam os participantes quanto ao melhor uso do Sistema de Informação em Saúde, possibilitando a análise, discussão de casos clínicos e orientações acerca do preenchimento de instrumentos como: Declaração de Nascidos Vivos (DNV),  Declaração de Óbito (DO) e fichas de notificação do Sistema Nacional de Atendimento Médico (SINAM), quanto à dengue, chikungunya e zika.

“Estas formações são fundamentais para que os profissionais dos municípios parceiros compreendam a relevância dos dados ali dispostos e o quanto eles permitem entender o perfil de cada município ou região e planejar intervenções, que atendam às reais demandas da comunidade assistida. O curso beneficia, portanto, os profissionais, que se mantêm atualizados, mas, também, toda a comunidade do município que será assistida por eles”, explicou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais, com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

Notícias Relacionadas

Veja também

Bem-vindo.

Efetue login para acessar a área restrita.