Central QualiTOPAMA participa do 9º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste

“As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”. Este foi o tema do 9º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste, um dos maiores eventos regionais da Saúde Pública, realizado entre os dias 4 e 6 de setembro, na cidade de Salvador (BA), que, mais uma vez, contou com a participação da Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Central QualiTOPAMA).

O evento reuniu gestores, trabalhadoras e trabalhadores de Saúde e profissionais, que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de 2.244 municípios das duas regiões do Brasil. “A nossa participação significa o coroamento de um processo bem sucedido na gestão de um importante projeto, que está ancorado na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. O congresso é considerado um dos maiores eventos regionais da Saúde Pública realizados no Brasil, portanto, a participação da Central QualiTOPAMA é fundamental para potencializar o trabalho que vem sendo realizado por nós”, apontou animado o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

A Central QualiTOPAMA expôs todas as suas atividades dos eixos tecnológico, educacional e diagnóstico, na tradicional “Feira aqui tem SUS”, que contou, ainda, com estandes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS) e Ministério da Saúde (MS), de instituições e empresas, públicas e privadas, expondo e divulgando suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública. 

Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA é um projeto que visa fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

Notícias Relacionadas

Veja também

Bem-vindo.

Efetue login para acessar a área restrita.