A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM NOSSAS VIDAS E O SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS DEMANDAS DA ESCOLA

Visualizar o Artigo completo

Este trabalho é fruto de uma experiência vivida, no ano de 2011, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Dorival Magrinelli (na época administrada pela Diretora Ivone Quevedo), que localiza-se no Município de Santo Antônio doSudoeste (Região do Sudoeste do Estado do Paraná – Fronteira Brasil / Argentina). A convite do Professor Sandro Roberto, fui conhecer a Escola Dorival Magrinelli, sendo apresentado à Diretora Ivone, que me mostrou a Escola e abordou a questão social (trafico humano; drogas; prostituição infanto-juvenil; bullyng; racismo; violência; desestruturação familiar.) local enfrentada pela educação na região da fronteira. Na escola estudam alunos brasileiros e argentinos (da cidade de San Antônio). O Professor Sandro relatou os problemas cotidianos que enfrenta diante dos seus alunos e solicitou-me para ministrar uma Aula/Palestra objetivando abordar os problemas da realidade local. A Aula/Palestra foi significativa, desenvolvida numa práxis dialógica-participativa com os alunos.

Palavras-chave: Educação. Interculturalidade. Escola. Serviço Social. Geografia.