Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > COORDENAÇÃO UAB NA UFT ABRE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA EAD
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

ESTUDANTES DE BIOLOGIA DA UAB/UFT EXPLORAM FLORESTA FOSSILIZADA DURANTE VISITA TÉCNICA NO NORTE DO ESTADO

  • Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 07h08
  • Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 15h08

Monise Busquets

 

Em uma jornada educativa, professores e estudantes do Curso EaD de Biologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram uma visita técnica ao Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), localizado em Filadélfia, distrito de Bielândia, norte do Estado, no dia 05 de abril. Este sítio paleontológico, que abriga a floresta fossilizada mais completa do planeta, foi o cenário para uma aula de campo destinada aos alunos do 4º período.

 

O Monaf, uma Unidade de Conservação que se estende por 32 mil hectares do cerrado tocantinense, foi criado pela Lei 1.179 de 4 de outubro de 2000. Conhecido por seus fósseis vegetais que datam de mais de 250 milhões de anos, o monumento serve como uma cápsula do tempo, permitindo aos visitantes um olhar sobre a Terra pré-histórica. Dentre os fósseis mais fascinantes encontrados no local, destacam-se as imponentes samambaias arborescentes.

 

Durante a visita, os educadores demonstraram o método de investigação científica aplicado à paleontologia, elucidando o processo de fossilização através de exemplos práticos com fósseis reais. A excursão foi planejada pela Professora Dra. Etienne Fabbrin, especialista em paleobotânica e tem desenvolvido inúmeros trabalhos no sítio paleontológico.

 

Visita_Técnica_Monaf.jpeg

Visita técnica Monaf.

 

Fábio Castro, Coordenador do Curso de Biologia EaD da UFT, enfatizou a importância desta experiência prática: "É uma oportunidade única para os alunos de biologia vivenciarem a prospecção paleontológica em campo, compreendendo os métodos de investigação e tendo contato direto com os vestígios do passado no local de sua descoberta."

 

Ainda segundo Castro, uma das alunas que participou da visita técnica está organizando um vídeo com as explicações dos professores e todo o acompanhamento da visita. Este vídeo, após edição, será encaminhado a todos os alunos do curso que não puderam participar da visita, mas terão um vislumbre do que foi trabalho na prática.

 

A visita ao Monaf não apenas reforça a conexão dos alunos com o estudo, mas também sublinha o compromisso da UFT com a educação imersiva, preparando os futuros biólogos para contribuições no campo científico e além.

 

Visita_Técnica_Monaf_2.jpeg

Visita técnica Monaf.

 

Visita_Técnica_Monaf_4.jpeg

Visita técnica Monaf.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página