PROGRAMA DE AÇÃO AFIRMATIVA DA UAB NA UFT RECEBE PRÊMIO DE EDUCADOR TRANSFORMADOR
Por Monise Busquets
Nesta semana, o Programa de Ação Afirmativa dos Cursos de Graduação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi agraciado com o Prêmio de Educação Empreendedora, na etapa estadual. Esta iniciativa é fruto da colaboração entre o Sebrae, o Bett Brasil e o Instituto Significare, com o intuito de reconhecer e promover projetos e educadores que se destacam como agentes de transformação em todo o Brasil.
Segundo o regulamento, um projeto educacional considerado transformador é aquele capaz de desenvolver competências empreendedoras nos alunos, permitindo que o conhecimento e a experiência adquiridos se convertam em benefícios tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. O processo de seleção das propostas ocorreu em três fases: estadual, regional e nacional, e, na fase estadual, o programa da UAB na UFT foi premiado na categoria de Educação Superior.
Adriano Castorino, professor da equipe multidisciplinar da UAB e coordenador do programa, expressou sua honra pelo reconhecimento: “Considero que todos os projetos participantes eram de alta qualidade, abordando temas essenciais à educação e às práticas pedagógicas. Portanto, alcançar esta colocação é extremamente significativo para mim,” afirmou.
Suzana Gilioli, coordenadora da UAB na UFT, acolheu com gratidão a notícia da premiação e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela UAB na UFT junto às comunidades tradicionais. “Nossas iniciativas visam transformar as realidades desses grupos, como evidenciado em cada formatura e nas sucessivas aprovações em concursos que nossos alunos alcançam. Agradeço imensamente ao professor Adriano e a todos os membros da equipe pelo seu papel fundamental na promoção do impacto social que a UAB da UFT tem realizado,” ressaltou.
É relevante salientar que o sucesso do Programa de Ação Afirmativa na UAB é resultado do esforço conjunto de muitos colaboradores. “Destaco o apoio inestimável da coordenadora da UAB, Suzana Gilioli, por sua sensibilidade à causa inclusiva, das coordenações dos cursos, das equipes de suporte pedagógico da UAB e do Gabinete da Reitoria,” pontuou Castorino.
Foto com Elias Xerente, estudante de Licenciatura em Computação, que mora na Aldeia Rio Sono
Mais Informações sobre o Programa
O Programa de Ação Afirmativa da UAB visa assegurar o acesso e a permanência de estudantes indígenas e quilombolas nos cursos oferecidos, além de estreitar o relacionamento da UFT com as comunidades quilombolas e indígenas do Tocantins.
Entre outras ações, o acompanhamento pedagógico é realizado por meio de visitas técnicas às comunidades, conduzidas pelo coordenador do projeto, Adriano Castorino. Este esforço garante o suporte necessário aos estudantes e promove a integração dos saberes acadêmicos com as vivências dessas comunidades.
Além do acompanhamento pedagógico, o programa engloba uma diversidade de atividades como visitas técnicas e imersões culturais, visando expandir os horizontes educacionais dos participantes e promover sua participação em atividades de pesquisa, extensão e outras experiências enriquecedoras.
Em 2023, o programa promoveu uma imersão cultural no sudeste do Brasil para 17 alunos da educação a distância da UFT, proporcionando a estudantes indígenas e quilombolas uma valiosa oportunidade de aprendizado, vivência cultural e acadêmica.
A principal missão do Programa é ampliar o acesso ao conhecimento por meio de diversas atividades educacionais, incluindo aulas presenciais interativas, intercâmbios entre comunidades e estudantes, oficinas de escrita e leitura, participação em projetos de pesquisa e extensão, entre outras.
Professor Adriano Castorino, aluna Mônica Ribeiro da Silva, bolsista do PIBEX - EAD, e a sua avó, Domingas Ribeiro
Visita Técnica da UAB com estudantes indígenas e Quilombolas em setembro de 2023.
Colação de Grau das primeiras turmas dos cursos de Biologia e Matemática EaD, realizada em São Félix do Tocantins, região do Jalapão.
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