Quando/onde utilizar? Servidores/as da Universidade Federal do Tocantins podem usar a imagem de perfil setorial com o selo institucional da UFT para identificar: grupos de trabalho da Universidade no Whatsapp, números de Whatsapp institucionais, páginas e perfis institucionais dos cursos, câmpus e setores da UFT nas mídias sociais e e-mails institucionais setoriais. Para a imagem de perfil do seu e-mail individual (particular) institucional, recomendamos que utilize uma foto sua, e não somente o selo da UFT (nesse caso, use a opção “Imagem de Perfil Individual”). Isso ajuda a tornar a comunicação interpessoal mais próxima e humana, sobretudo em tempos de trabalho remoto!
Atenção: Não utilizar o selo customizado criado aqui para aplicações em cartazes ou outros materiais gráficos, pois para isso a resolução das imagens produzidas pelo sistema Gera+ não será suficiente. Além disso, o padrão de identidade visual para aplicações em outros contextos segue parâmetros específicos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o núcleo de criação gráfica da Sucom pelo e-mail job@uft.edu.br.
Como utilizar? Na página de criação de “Imagem de Perfil Setorial”, escolha o modelo e o formato desejados e insira a sigla do setor referente ao e-mail, grupo, perfil ou página a ser identificado. Caso não haja uma sigla ou a sigla não seja muito conhecida, alternativamente pode ser inserida uma ou mais palavras que possibilitem essa identificação. No caso dos câmpus, inserir o nome dos municípios, não siglas ou abreviações. Depois é só fazer o download para salvar a imagem e aplicá-la nos programas e aplicativos utilizados.
Dica: Eventualmente a Sucom cria novos modelos temáticos do selo institucional (alusivos a eventos comemorativos, por exemplo). Eles também serão disponibilizados aqui para que os setores e servidores/as da Universidade possam adotar essas variações especiais da identidade visual da UFT.
Quando/onde utilizar? Estudantes, servidores/as e funcionários/as terceirizados/as da Universidade Federal do Tocantins devem utilizar, preferencialmente, a sua foto de rosto com a moldura e o selo institucionais da UFT na imagem de perfil do seu e-mail institucional da Universidade e no seu Whatsapp institucional individual (que não seja do setor, caso tenha). É especialmente aconselhável a adoção desse padrão (com foto, e não a utilização apenas da marca da Universidade) tanto para diferenciar as contas institucionais das contas de e-mail pessoais quanto para que os diferentes interlocutores possam se reconhecer no âmbito da Instituição, especialmente em tempos de trabalho remoto.
Atenção: Caso queiram se identificar como membros da UFT, estudantes, servidores e funcionários terceirizados também podem utilizar suas fotos com o selo institucional nos seus perfis pessoais no Whatsapp e nas demais redes sociais. A Sucom aprova e incentiva esse uso principalmente em ocasiões especiais, como o aniversário da Universidade, ou como forma de apoio a causas sociais coletivas.
Como utilizar? Na página de criação de “Imagem de Perfil Individual”, faça o upload de sua foto de rosto, ajuste o tamanho da imagem e selecione a moldura que preferir. Depois é só fazer o download para salvar a imagem em seu dispositivo e aplicá-la nos programas e aplicativos que quiser.
Dica: Eventualmente a Sucom cria novos modelos temáticos de molduras com o selo institucional (alusivos a eventos comemorativos, por exemplo). Esses modelos também serão disponibilizados aqui para que os estudantes, servidores/as e funcionários/as terceirizados/as da Universidade possam adotar essas variações especiais da identidade visual da UFT.
Quando/onde utilizar? Essa é a assinatura-padrão indicada para ser utilizada nos e-mails institucionais individuais de estudantes, servidores/as e funcionários/as terceirizados/as da UFT (nome.sobrenome@uft.edu.br).
Dica: Se você exerce diferentes cargos e funções na Universidade, pode criar assinaturas personalizadas para utilizar no seu e-mail em diferentes situações, como gestor/a ou como professor/a, por exemplo.
Como utilizar?
A assinatura de estudante é mais simples. Nela você precisará apenas preencher o campo “Nome”, com nome e pelo menos um sobrenome, e no campo “Atividade” deverá constar “Estudante de Graduação”, “Mestrando/a” ou “Doutorando/a” ou outra especificidade.
Depois, informe o “Curso ou Programa de Pós-Graduação” a que você está vinculado, o câmpus, o site do curso ou PPG no Portal UFT e os links para o seu Currículo Lattes e o seu perfil pessoal no Linkedin (opcionais). Informações sobre setores e telefones não constam na assinatura dos alunos/as.
Atenção: mesmo se tratando do seu e-mail individual, lembre-se de que esta é uma conta institucional. Por isso, não insira outras imagens além do selo da UFT já pré-definido ou gifs na sua assinatura pois, além de deixar os e-mails mais “pesados” e dificultar o carregamento das mensagens, esses elementos fogem da padronização proposta, prejudicam a acessibilidade e causam poluição visual. Também não insira, abaixo da assinatura, frases motivacionais, citações filosóficas ou religiosas ou outros textos que não sejam estritamente informativos e relacionados às atividades institucionais que você desempenha no âmbito da Universidade.
Quando/onde utilizar? Essa é a assinatura-padrão indicada para ser utilizada nos e-mails institucionais setoriais da UFT (nomedosetor@uft.edu.br). Use assinaturas com remetente específico para humanizar a comunicação e possibilitar aos interlocutores a identificação de quem está enviando mensagens em nome do setor (encaminhamento de demandas e atendimento de solicitações, por exemplo). Use assinaturas sem remetente específico para mensagens em que o setor se manifesta de forma geral (envios de newsletters ou comunicados circulares, por exemplo).
Dica: Caso seja uma conta compartilhada, quer dizer, várias pessoas respondam pelo mesmo e-mail, recomendamos que sejam criadas diferentes assinaturas personalizadas (com remetente específico), uma para cada usuário, incluindo servidores/as, funcionários/as terceirizados/as e estagiários/as da equipe, e uma assinatura geral do setor (sem remetente específico). Essas assinaturas podem ser salvas previamente nas configurações do Gmail e facilmente selecionadas na hora de escrever ou responder uma mensagem. Saiba mais sobre isso aqui.
Como utilizar?Atenção: não insira outras imagens além do selo da UFT já pré-definido ou gifs na sua assinatura, pois além de deixar os e-mails mais “pesados” e dificultar o carregamento das mensagens elas fogem da padronização proposta, prejudicam a acessibilidade e causam poluição visual. Também não insira, abaixo da assinatura, frases motivacionais, citações filosóficas ou religiosas ou outros textos que não sejam estritamente informativos e relacionados às atividades institucionais do setor.