Universidade da Maturidade realiza colação de grau da 2º turma do polo de Porto Nacional

Evento ocorreu nessa sexta-feira, 02, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

A Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou na última sexta-feira, 02, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a solenidade de colação de grau da segunda turma de acadêmicos do polo de Porto Nacional. A UMA no município é fruto de parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A turma de 35 acadêmicos recebeu o nome do coordenador da UMA, professor Dr. Luiz Sinésio Silva Neto e teve como paraninfa a também coordenadora do programa, professora doutora Neila Osório. Com a conclusão, os idosos receberam o título de Educadores Político Social do Envelhecimento Humano.

Em seu discurso, Neto ressaltou que a “UMA é uma fábrica de desejos e de sonhos, digo isso pois vi pessoas que entraram pelas portas da UMA carregando em si o peso da invisibilidade que muitas vezes é imposta pela sociedade, com o passar do tempo, o invisível se tornou o símbolo de luta e vigor, e que hoje se encontra sentado em uma cadeira de beca, canudo na mão e seus familiares aplaudindo”, disse.

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel parabenizou os formandos e destacou o trabalho da UMA no município. ” Eu só tenho a agradecer as pessoas que participaram e contribuíram de alguma forma nesse processo. O conhecimento nos dá a oportunidade para que tenhamos mais qualidade de vida, com certeza iremos dar continuidade a esse trabalho e, desta forma, transformar mais vidas”.

Polo de Porto Nacional

A primeira turma da UMA de Porto Nacional foi iniciada em 21 de janeiro de 2010. Já a segunda, teve início em 2018 e, devido a pandemia da Covid-19, só este ano foi possível realizar a formatura.  A terceira turma já está sendo estruturada e a previsão é que as aulas sejam iniciadas em janeiro do próximo ano.