Universidade da Maturidade é parceira do Ministério Público e da Seduc em projeto inédito que visa fortalecer a intergeracionalidade

Projeto Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar foi lançado nessa terça-feira, 23, em Palmas

A Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançaram nessa terça-feira, 23, em Palmas, o projeto “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”. A ação intergeracional tem como objetivo fomentar o diálogo entre gerações e promover políticas públicas para a terceira idade.

Em Palmas, a iniciativa conta com a participação de 35 estudantes da Escola Estadual Cívico-militar Vila União e 60 acadêmicos da UMA. Em Araguaína, o projeto será desenvolvido com 80 estudantes da Escola de Tempo Integral (ETI) Domingos Machado e 50 acadêmicos da UMA.

O projeto inédito contará com palestras sobre direitos dos idosos para estudantes, ministradas por membros do MPTO e com oficinas e rodas de compartilhamento de experiências entre estudantes e idosos da UMA.

O coordenador da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto, destacou que o projeto pretende transformar a vida dos velhos e dos jovens por meio da troca entre as gerações. “O que nós estamos fazendo hoje é lançar um novo modelo de pensar em parceria com as instituições, para lançarmos uma proposta de educação intergeracional onde possibilita o encontro dos jovens com os velhos e cria um ambiente de solidariedade entre as gerações. Vai ser um projeto com muito sucesso e de impacto social fantástico”.

A procuradora de justiça e diretora da Escola Superior do Ministério Público, Vera Nilva, foi a idealizadora do projeto. “Esse projeto visa prevenir conflitos intergeracionais. Teremos encontros não apenas com os idosos da UMA, mas também com os avós e bisavós dos estudantes. Vamos trabalhar com oficinas e trocas de experiências, com o objetivo de estreitar o laço entre as gerações e tornar a perspectiva de envelhecimento em uma fase normal e exitosa da vida humana”, explicou.

No final do projeto também acontecerá um concurso de redação com o tema “Respeito à pessoa Idosa”, com premiação para estudantes e avós e a produção de um documentário sobre todo o projeto.

Em Araguaína, o lançamento será nesta quinta-feira, 25, às 15h, na Escola de Tempo Integral Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado, localizada no setor Nova Araguaína.

Boletim informativo

Se inscreva na nossa Lista de e-mails

Seja o primeiro a saber dos novos projetos, enventos, licitações e muito mais!

© 2024 Universidade da Maturidade - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS