UMA/UFT realiza curso em parceria com a Universidade Aberta à Pessoa Idosa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

As aulas tiveram início nesta terça-feira, 15

Foi com a música “Bate Coração” que a coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora Neila Osório, iniciou a primeira aula do curso “Teu coração toma sol?” que é uma parceria da UMA com a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

De acordo com Neila, essa iniciativa educacional visa gerar um intercâmbio entre os acadêmicos, fortalecendo as ações de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições. “Nosso objetivo é otimizar o diálogo e a troca de experiências entre os idosos participantes do curso e promover um processo de educação ao longo da vida, com foco no envelhecimento ativo”.

Com 70 alunos matriculados, todos com idade igual ou superior a 60 anos, as aulas são ministradas de forma on-line para os acadêmicos da Unapi e de forma presencial para os acadêmicos da UMA. Os encontros estão sendo realizados uma vez por semana, sempre às terças-feiras no período vespertino. O curso terá duração de 5 meses.

Parceria

A Unapi é fruto da transferência de tecnologia social da UMA, por meio de acordo de cooperação, tendo como objetivo apoiar, promover e fortalecer o desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa, extensão e inovação que possuam foco na valorização da pessoa idosa na sociedade e na qualificação dos serviços, e das políticas sociais públicas, voltadas a este segmento populacional.