UMA/UFT e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul firmam parceria

Por: Gisleine Rodrigues/Ascom UEMS

No dia 10 de janeiro (terça-feira), a equipe da UEMS/Campo Grande foi à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) pedir apoio institucional junto ao secretário Marcelo Ferreira Miranda, para desenvolver o projeto piloto UMA/UEMS. Logo após, a Unidade Universitária recebeu a visita da Profa. Dra. Neila Barbosa Osório, que veio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para uma agenda de alinhamento de convênio interinstitucional com a UEMS, sendo o tópico do encontro firmar parceria com a UEMS/Campo Grande para desenvolver um projeto piloto da Universidade da Maturidade (UMA), criada pela UFT, com os idosos da capital de Mato Grosso do Sul, alinhado à identidade da UMA, que é promover a melhor qualidade de vida do público adulto e idoso.

Gerente da Unidade Campo Grande e coordenador geral do projeto piloto UMA/UEMS, o Prof. Dr. Djanires Lageano Neto e a assessora Katia Juliane L. de Oliveira receberam a professora Neila Osório, que também apresentou na reunião alguns encaminhamentos institucionais fortemente apoiados pelo Senado, para viabilizar o projeto piloto UMA/UEMS.

O Projeto conta com a emenda orçamentária parlamentar da Senadora Soraya Thronicke, que destinou 500 mil reais para o desenvolvimento do UMA/UEMS.

A equipe da UEMS de Campo Grande segue trabalhando no projeto, que acontecerá na Unidade local, para abrir inscrições via edital ainda durante o mês de janeiro sob tutoria da Universidade Federal do Tocantins.

O professor Neto explica que o Projeto Pedagógico da UMA/UEMS/UFT tem por objetivo “desenvolver uma abordagem holística, com prioridade para a educação, a saúde, o esporte, o lazer, a arte e a cultura, concretizando, desta forma, um verdadeiro desenvolvimento integral dos acadêmicos, em busca da melhoria da qualidade de vida e o resgate da cidadania”.

O Programa UMA (Universidade da Maturidade) tem como coordenadora nacional a Profa. Dra. Neila Barbosa Osório, e se desenvolve como uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade. Afinal, a Universidade está adequada e capacitada para responder às necessidades específicas de pessoas acima de 45 anos (atividades físicas, culturais e sociais).

Este programa é uma alternativa para as pessoas adultas que a sociedade brasileira exclui, numa fase da vida em que detém experiência acumulada e sabedoria . É um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno e, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico.

“Para fortalecer nosso trabalho dentro da sociedade sul-matogrossense diante da  população que a cada segundo completa 60 anos, a esperança e a ciência irão permear nossa proposta pedagógica em prol de uma sociedade para todas as idades”, finaliza a professora Neila Osório.