UMA e Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa realizam premiação do Concurso Literário “O papel da pessoa idosa no século XXI”

Evento foi transmitido pelo canal do CNDI no YouTube

Foi realizada nesta quinta-feira, 22, em Brasília, a cerimônia de premiação do Concurso Literário promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH) em parceria com a Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento foi transmitido pelo canal do CNDI no YouTube (veja aqui ).

Ao todo, foram premiados dez autores, sendo cinco que produziram redações e que receberam os seguintes valores: 1º lugar R$ 2.000,00; 2º lugar R$ 1.500,00; 3º lugar R$; 1.000,00; 4º lugar R$ 750,00; 5º lugar R$ 500,00. E cinco crônicas que receberam os valores: 1º lugar R$ 8.000,00; 2º lugar R$ 6.000,00; 3º lugar R$ 5.000,00; 4º lugar R$ 3.000,00 e 5º lugar R$ 2.000,00. Confira aqui os dez vencedores.

Os coordenadores da UMA, professora Neila Osório e professor doutor Luiz Sinésio Neto, juntamente com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, António Costa, realizaram a premiação.

Em sua fala, Neila Osório destacou que foi uma honra coordenar o prêmio literário. “Na UMA trabalhamos a intergeracionalidade já há dez anos, e poder coordenar esse prêmio é a consolidação de todo o nosso trabalho. Acreditamos que esse é o caminho para construir uma sociedade que respeita a velhice, por meio de políticas públicas que integrem crianças, jovens e velhos. Parabéns aos vencedores”.

Concurso Literário

O concurso foi lançado no dia 13 de setembro deste ano e no edital nº1 – Redação, que foi direcionado aos estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, a finalidade foi conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. Já o edital nº 2 – Crônicas, que foi dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o objetivo foi incentivar a produção literária desse público e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

Ao todo, o certame teve 231 redações e 267 crônicas inscritas que foram avaliadas por uma comissão técnica formada por doutores da área de linguagens. A iniciativa dos prêmios literários visou celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).