UMA e Abraz Tocantins realizam evento em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Alzheimer

O evento acontece nesta quinta-feira, 21, no auditório da Assembleia Legislativa

A Universidade da Maturidade (UMA) e a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) regional Tocantins, realizam nesta quinta-feira, 21, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Alzheimer, a mesa-redonda “Abordagens Significativas sobre o Alzheimer”. O evento tem início às 8h, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins e conta com apresentação cultural de acadêmicos da UMA polo de Palmas.

A mesa-redonda abordará os seguintes temas: “Novas pesquisas da doença de Alzheimer”, com a médica geriatra Etiene Ribeiro de Almeida; “Exercício físico na fase pré-clínica e leve da doença de Alzheimer”, com o Dr. Luiz Sinésio Neto, coordenador da UMA e pesquisador na área do envelhecimento humano; e “A doença de Alzheimer e os reflexos jurídicos”, com o advogado Victor Hugo Figueiró.

Neto ressaltou que sua palestra tem o objetivo de mostrar para a comunidade a importância do exercício físico para prevenção da doença. “A literatura científica tem demonstrado que a falta de atividade física é um fator de risco para o desenvolvimento da demência de Alzheimer. Enquanto a prática com prescrição segura e adequada, pode ser um fator de proteção tanto na prevenção quanto no tratamento em todas as fases da demência.”

Dia Mundial da Conscientização da Doença de Alzheimer

O dia 21 de setembro foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer como o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, com o objetivo de fortalecer a divulgação de informações sobre os principais sintomas, formas de tratamento e aconselhamento para os familiares dos pacientes.