Tecnologia social da UMA é apresentada no II Seminário Internacional sobre violência contra a pessoa idosa

Evento está sendo promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará e finaliza nesta sexta-feira, 7

O coordenador da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor doutor Luiz Sinésio Neto, apresentou a tecnologia social da UMA no II Seminário Internacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Comissão de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, teve início nesta quinta-feira, 6, e finaliza nesta sexta-feira, 7, em Fortaleza (CE).

Em alusão ao Junho Violeta, o seminário acontece na sede do TRE-CE e tem como objetivo sensibilizar, informar e capacitar profissionais, acadêmicos, gestores públicos e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção, identificação e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

No seminário, Sinésio Neto palestrou na mesa-redonda sobre “Desafios e Possibilidades para Inclusão da Pessoa Idosa no Ensino Superior: Experiência da Universidade na Maturidade”.

“A inclusão da pessoa idosa no ensino superior é um passo fundamental para garantir seu empoderamento e integração social. A Universidade da Maturidade tem demonstrado que a educação pode transformar vidas em qualquer idade, promovendo não apenas o conhecimento, mas também o bem-estar e a dignidade dos nossos idosos. Apresentar nossa tecnologia social neste seminário é uma oportunidade de mostrar que é possível criar um ambiente acadêmico inclusivo e acolhedor para todas as gerações”, destacou.

O seminário promoveu um amplo diálogo interdisciplinar e interinstitucional, com o objetivo de contribuir para a elaboração e fortalecimento de políticas públicas, estratégias legais e práticas sociais eficazes na proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Além disso, buscou fomentar a troca de experiências exitosas e inovadoras, tanto no âmbito nacional quanto internacional, estimulando a criação de uma rede colaborativa de enfrentamento a esse tipo de violência, alinhada ao princípio de dignidade e inclusão social das pessoas idosas.