Universidade da maturidade e prefeitura de Barreiras – BA: uma proposta de educação para pessoas idosas

Visualizar o Artigo completo

O artigo aborda a ideologia de que as políticas públicas precisam ser fortalecidas com parcerias entre as universidades e as prefeituras, presente nos conceitos de extensão universitária e de governança municipal, destacando a gestão, tomada de decisões e práticas participativas de agentes políticos. O objetivo é descrever, compreender e divulgar o enfoque nas vozes e perspectivas de membros da Comissão de Implantação do Polo da Universidade da Maturidade em Barreiras, na Bahia. A pesquisa é documental e qualitativa, com revisão bibliográfica que envolve os registros, atas e outros documentos de reuniões, que foram tornados públicos por meio de relatórios de prestação de contas relacionados ao uso de recursos públicos destinados à ampliação das políticas de atendimento às pessoas idosas. Os resultados descrevem: parceria em prol do aprendizado e requalificação intergeracional das pessoas, independentemente da faixa etária; prática que baliza a Década do Envelhecimento Saudável nas Américas; a atuação da Universidade Federal do Tocantins como espaço comprometido em difundir pensamentos técnico[1]científicos; e o protagonismo Prefeitura de Barreiras – BA como ponto de partida para iniciativas inovadoras que buscam atender à política de melhoria da qualidade de vida da população idosa baiana. Conclui-se que o movimento em Barreiras vai além da teoria de um envelhecimento humano como processo natural e fatídico, pois valoriza e mantém os cidadãos ativos, colaboradores diretamente com o potencial de políticas públicas municipais que fortalecem ainda mais o apoio socioeducacional à população idosa.

Palavras-chave: educação intergeracional, práticas educativas, educação gerontológica.