UNIRILA: um espaço de educação intergeracional em Mato Grosso do Sul

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O trabalho investiga como a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americano (UNIRILA)
alcança os processos de ensino e aprendizagem intergeracional entre jovens, adultos e pessoas idosas. O
objetivo é divulgar características da iniciativa que colaboram com processos de ensino, aprimoram práticas
educativas e promovem a integração e a conectividade de projetos entre as instituições universitárias
participantes. Para isso, realizou-se uma análise documental e uma pesquisa bibliográfica de publicações
ligadas à Rede Universitária. A metodologia é fundamentada nos autores Gil (1994), Marconi e Lakatos
(2003) e Minayo (2007). As análises seguiram as etapas propostas por Bardin (2011): pré-análise,
exploração do material, codificação, unidades de registro, unidades de contexto, enumeração,
categorização, tratamento dos resultados obtidos e interpretação por inferência. A revisão bibliográfica
abordou os autores: Baptista (1997), Bauman (2012), Da Silva (2012), Dalfovo (2008), Mamede (2019),
Marques (2022), Oliveira (2018), Osório (2011), Pesavento (2002), Rodrigues (1986), Sposito (1992), e
Vieira (2010). A pesquisa revelou que a UNIRILA contribui em processos de educação intergeracional e
fortalece a região de Mato Grosso do Sul em suas relações exteriores da América do Sul e em direção aos
países asiáticos, pelo Oceano Pacífico. Sendo assim, com o trabalho, divulga-se um pouco da história da
UNIRILA, com apontamentos sobre como o empreendimento viabiliza suporte às atividades de ensino e
aprendizagem, principalmente com a integração das universidades e de pesquisadores que afluem para
temas de impacto em suas comunidades.
Palavras-chave: Práticas educativas; Educação intergeracional; Educação superior; Rede universitária.

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