UMA SÓ ALEGRIA: ITINERÁRIOS FORMATIVOS E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS IDOSAS NO CARNAVAL DE CAMPO GRANDE

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O envelhecimento populacional tem despertado reflexões sobre a qualidade de vida das pessoas
idosas, especialmente em relação à sua participação ativa em eventos culturais. O “Projeto UMA Só
Alegria”, desenvolvido pela Universidade da Maturidade da Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul (UMA/UEMS), propõe integrar o público idoso nas festividades carnavalescas de forma
inclusiva, inserindo-se na educação intergeracional e promovendo o envelhecimento ativo por meio
de práticas culturais. O objetivo deste trabalho foi analisar como a prática pedagógica integra-se aos
itinerários formativos de pessoas idosas, ao investigar os processos educativos e culturais durante as
festividades e analisar a participação dos alunos da UMA em celebrações culturais. Adotou-se uma
abordagem qualitativa, utilizando observações diretas, anotações reflexivas e análise de documentos
institucionais. De modo que os resultados revelaram como o projeto contribui para o fortalecimento
da identidade cultural dos idosos e promove a inclusão social, evidenciando impactos positivos nas
dimensões psicológicas e culturais. Ao passo que a atividades demonstra-se ser uma ferramenta eficaz
para o envelhecimento ativo, contribuindo significativamente para a educação intergeracional e a
valorização das pessoas idosas como agentes ativos da sociedade.
Palavras-chave: Educação ao longo da vida. Carnaval. Itinerários Formativos. Pessoas idosas.

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