Ressignificar a terceira idade – diversidade de gênero, sexualidade e educação: uma abordagem no contexto da Universidade da Maturidade (UMA/UEMS)

Visualizar o Artigo completo

Este estudo teve como objetivo geral abordar a diversidade de gênero,
sexualidade e educação no contexto de pessoas idosas da Universidade da
Maturidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UMA/UEMS). Os
objetivos específicos consistiram em investigar e avaliar o nível de familiaridade
dos alunos da UMA com os termos “diversidade” e “gênero”; apresentar suas
percepções, além de discutir em que medida eles são detentores de concepções
no contexto da diversidade de gênero e sexualidade. A metodologia é de cunho
bibliográfico tendo como base uma pesquisa exploratória – descritiva. A coleta
primária de dados utilizou-se da ferramenta google forms aplicando um
questionário com questões abertas e de múltipla escolha para investigar o
conhecimento dos alunos na terceira idade sobre a diversidade de gênero e a
sexualidade. Constatou-se que, os entrevistados já ouviram falar a respeito da
diversidade de gênero, contudo, existem equívocos quanto ao conceito. Há
interesse quanto a busca por informações e esclarecimento específico sobre a
diversidade como um todo. De um modo geral, as abordagens pontuais que
apresentam teor preconceituoso sobre questões de cunho religioso podem ser
decorrentes da falta de conhecimento.

Boletim informativo

Se inscreva na nossa Lista de e-mails

Seja o primeiro a saber dos novos projetos, enventos, licitações e muito mais!

© 2024 Universidade da Maturidade - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS