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O Projeto Político Pedagógico da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do
Tocantins, reflete, analisa e arremessa ações para a formação gerontológica, enriquecidas
pelos processos intergeracionais, para as pessoas a partir de 45 anos. Diante da relevancia
desse projeto, o presente estudo objetiva fazer uma análise qualitativa-reflexiva da proposta
pedagógica da UMA da Universidade Federal do Tocantins, na forma de um relato de
experiência. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, sob o prisma teórico da
fenomenologia, na modalidade de relato de experiência, a partir da vivência consolidada nas
experiências de atividades intergeracionais que foram desenvolvidas pelo projeto de Extensão
da Universidade da Maturidade (UMA), que aborda e oferece um ensino embasado na
Educação Intergeracional. Em resultado percebeu-se que a educação intergeracional ofertada
na UMA UFT objetiva a superação de preconceitos, potencializando o respeito à diversidade
e à diferença, desenvolvendo conhecimentos. Neste relato de experiencia foi possível concluir
que existe a possibilidade de fomentar, através políticas públicas, de programas e de projetos
educativos como a UMA, as habilidades físicas e cognitivas, além da qualidade de vida e da
emancipação, nas pessoas idosas, enriquecidas pela convivência intergeracional.
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