Itinerários de inovação social e educação intergeracional no Câmpus de Gurupi – Tocantins – Amazônia

Visualizar o Artigo completo

O trabalho da equipe de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia apresenta as projeções da Organização Mundial da Saúde sobre a iminente transformação demográfica no Brasil, com o país prestes a se tornar o sexto no mundo em número de pessoas idosas até 2025. A investigação documental qualitativa analisa, à luz de revisão bibliográfica, o empreendimento de Gurupi, cidade do interior do Estado do Tocantins, que melhora condições de saúde e de educação ao longo da vida. O objetivo é descrever itinerários de inovação social que envolvem o envelhecimento saudável, enfatizado no papel da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins. Entre os resultados estão a relevância da educação intergeracional para o compartilhamento de conhecimento entre diferentes gerações, bem como apontamento para um envelhecimento com qualidade de vida.  Concluí-se percepções de práticas educativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável por meio de políticas públicas educacionais universitárias que garantam dignidade humana.