Se inscreva na nossa Lista de e-mails
Seja o primeiro a saber dos novos projetos, enventos, licitações e muito mais!
O presente livro é uma coletânea de docentes que se dispuseram a escrever
no período de isolamento social. Este livro intitulado – Docência e Formação:
desafios em tempo de pandemia, expõe o retrato de nossas dores e a alegria de
ter sobrevivido a uma pandemia que ainda não acabou, mas que com as vacinas ressurgiram as esperanças. A pandemia da Covid-19, surge na China e se
espalha pelo mundo. No Brasil, em março de 2020, que sentimos com força e
na Universidade Federal do Tocantins – UFT, foi no dia 16 de março de 2020,
que a universidade fecha as portas e iniciamos o período de isolamento social.
Fomos colocados abruptamente prisioneiras e prisioneiros em nossas próprias
casas e, nesse ambiente de medo, iniciamos outros aprendizados e na docência o ensino
remoto, nas telas dos computadores, celulares e muitos nem tinham a possibilidade da
internet, ainda não tem. Fomos fazendo o que podíamos sabendo que tínhamos que
nos manter vivas e vivos. Quando olhamos pelo retrovisor da história, do início da pandemia, para cá o que temos dos vivos, muitos de nós docentes adoecidos e na mesma
condição os alunos jovens que estão fazendo uso de medicamentos para se manter, em
uma condição de seguir em diante.
A obra que disponibilizamos as leitoras e leitores reúne autores que
discutem a docência em suas nuances em diferentes áreas do conhecimento,
bem como a formação docente e muito especialmente essa coletânea reúne
estudos e reflexões que versam sobre a pandemia e, outros textos foram considerados por terem sido escritos no período da pandemia. Os textos escritos
por docentes na maior crise sanitária dos últimos tempos, se propõem a retratar o momento histórico que certamente subsidiará outros pesquisadores
a discutir e entender as possibilidades da defesa da educação como direito,
tendo no ato de aprender um princípio universal.
O livro compõe-se de onze capítulos e para o debate são apresentadas
as discussões da docência, formação docente, pandemia, língua portuguesa,
literatura, língua inglesa, libras, matemática, ensino remoto, formação inicial
via estágio supervisionado em educação infantil, pedagogia, ensino híbrido para
velhos e formação docente na pandemia da Covid-19.
O leitor e a leitora podem conferir a seguir um breve resumo de cada
capítulo, bem como a autoria de cada texto. Assim desejamos profícua leitura!
As autoras e os autores!
© 2024 Universidade da Maturidade - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS