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Estamos envelhecendo e, como cidadãos da República Federativa do Brasil, gozamos dos
direitos civis e políticos de um Estado Democrático. Portanto, queremos, também, viver com a
qualidade de vida que as viagens interestaduais promovem, seja para objetivo de intercâmbio,
religiosidade, profissional, cultural ou outro. Na Universidade da Maturidade, da Universidade Federal
do Tocantins (UMA/UFT), uma Tecnologia Social, com sede em Palmas, capital do Estado do
Tocantins, estado membro da Amazônia Legal, existem atividades, campanhas, cursos, projetos e
viagens de intercâmbio que voltam, paulatinamente, às rotinas presenciais de troca de saberes
intergeracionais por meio de excursões, depois do sucesso na vacinação contra o novo coronavírus e a
diminuição nos riscos de contágios e sequelas. Objetivo: Diante disso, objetivamos no trabalho,
compartilhar os resultados de uma investigação fenomenológica de uma das ações deste retorno,
planejada desde setembro de 2021 e alcançada em abril de 2022, que envolve a troca de saberes entre
jovens, adultos e velhos, durante uma viagem, de mais de quatro mil quilômetros, considerando os
percursos de ida e de volta, entre Palmas, capital do Tocantins, e Aparecida, interior de São Paulo;
lugar de referência da Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição
Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Metodologia:
Nossos métodos envolvem uma pesquisa qualitativa, participante, com coleta de dados, através de
estudo documental, entrevistas semiestruturadas, registro fotográfico e gravações de depoimentos.
Resultados: De modo que estão entre os resultados: I) as percepções de acadêmicos idosos da
UMA/UFT das trocas intergeracionais que tiveram na viagem; e II) as reflexões bibliográficas com
autores que escrevem sobre a Educação ao longo da vida. Conclusão: concluímos que as viagens de
intercâmbio religioso são oportunidades para práticas educativas de Educação Intergeracional,
Gerontologia e Envelhecimento Ativo.
Palavras-chave: Educação intergeracional, Envelhecimento ativo, Gerontologia, Práticas educativas.
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