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O trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Tocantins (PPGE/UFT), na linha Estado, Sociedade e Práticas Educativas. A pesquisa teve como objetivo
investigar como as histórias que envolvem a Rota de Integração Latino-americana (RILA) são ferramentas
de ensino intergeracional. Para isso, realizou-se uma análise documental e uma pesquisa bibliográfica de
publicações ligadas ao empreendimento, nos espaços de tempo que envolvem a busca pela integração entre
os países da fronteira, em perspectivas sociais, políticas e acadêmicas. A metodologia é fundamentada nos
autores Marconi e Lakatos (2003), Gil (1994) e Minayo (2007). As análises seguiram as etapas propostas
por Bardin (2011): pré-análise, exploração do material, codificação, unidades de registro, unidades de
contexto, enumeração, categorização, tratamento dos resultados obtidos e interpretação por inferência. A
revisão bibliográfica abordou os autores: Andrade (2020); Barbieri (2017); Bauman (2012); Da Silva
(2011); Freire (2001); Gadotti (2003); Jewitt (2013); Marques (2009); Morin (2013); Pesavento (2002); e
Silva (2016). A pesquisa revelou a contribuição das histórias da RILA para o alcance de práticas educativas
que aproveitam as oportunidades intergeracionais entre jovens, adultos e pessoas idosas; a percepção entre
o processo educacional e o desenvolvimento de regiões de fronteira; e apontamentos sobre como o traçado
econômico do empreendimento pode ser suporte para atividades de ensino e aprendizagem, principalmente
com a integração das universidades e de pesquisadores que afluem para temas de impacto em suas
comunidades. Sendo assim, com o trabalho, divulga-se um pouco da história da RILA, e compartilham-se
conquistas, avanços tecnológicos e outros acessos que podem contribuir com a propagação de
conhecimentos entre as gerações que convivem neste momento histórico e social.
Palavras-chave: Práticas educativas; Educação intergeracional; Educação na fronteira.
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