A DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BARREIRAS-BA: UM REDIMENSIONAMENTO DE EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL NA EQUIPARAÇÃO SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM

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O Brasil é qualificado como um país de desigualdades sociais marcantes, que
influenciam de forma significativa o campo da educação. A distorção idade-série é
amplamente discutida pelos sistemas que buscam a qualidade da educação. Conceitua-se a
problemática como a proporção de alunos com mais de dois anos de atraso escolar. No Brasil,
a criança deve ingressar no primeiro ano do ensino fundamental aos seis anos de idade,
permanecendo no Ensino Fundamental até o nono ano, com a expectativa de que conclua os
estudos nesta modalidade até os quatorze anos de idade. As taxas de distorção Idade/Série são
obtidas, no entanto, a partir da relação entre as matrículas em uma determinada série/etapas.
Essa taxa representa o percentual de matrículas em série/etapa que está fora da idade
adequada para a série/etapa, e, permite avaliar o percentual de alunos que possuem idade
superior à recomendada para a série frequentada, ou seja, que se encontram numa situação de
atraso escolar. Neste cenário, e primando por bases que compõem uma sociedade justa e
democrática, é de extrema importância abordar os conceitos de igualdade e equidade nos
sistemas educacionais.

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