Coordenador da UMA realiza palestra sobre prevenção e tratamento do Alzheimer

O coordenador da Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer Seccional Tocantins (Abraz/TO), professor doutor Luiz Sinésio Neto, ministrou nesta terça-feira, 21, Dia Mundial do Alzheimer, palestra com o tema “Mexa-se: o exercício físico para a prevenção e tratamento de Alzheimer”.

A palestra foi realizada no canal do YouTube da Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília (UniSer/UNB) e teve como objetivo destacar a importância da prática de exercício físico para prevenção da doença de Alzheimer. Neto apresentou dados do relatório mundial do Alzheimer – 2021, que aponta que 75% dos 55 milhões de pessoas com demência não são diagnosticadas em todo o mundo e esse índice chega a 90% nos países de renda média e baixa. Os dados são da ABRAz e da Alzheimer’s Disease International (ADI), a federação global que representa mais de 100 associações de Alzheimer e demência e podem ser conferido completo aqui.

Em sua fala, Neto destacou diversas vezes que o exercício físico aliado a uma rotina de vida saudável não serve apenas para prevenir o Alzheimer, mas também ajuda a evitar o aparecimento de diversas outras demências que podem afetar pessoas jovens e velhas. A palestra teve como público alunos da UMA e UniSer, acadêmicos de graduação e pós-graduação e sociedade em geral. Assista aqui

Abraz/TO

A Abraz/TO funciona no prédio da Universidade da Maturidade (UMA) no Câmpus de Palmas, e tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas com a Doença de Alzheimer e seus familiares, buscar junto aos órgãos públicos meios para possibilitar um melhor atendimento às pessoas envolvidas com DA, orientar as pessoas com Alzheimer e familiares por meio de reuniões com grupos de apoio, e estudar o tema para auxiliar o poder público nas ações relativas à demência.