Acadêmicos da UMA participam de Dia de Campo em Meliponicultura promovido pelo UniCatólica

Os acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – participaram na última sexta-feira, 17, do Dia de Campo em Meliponicultura na unidade II do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). A Meliponicultura é a atividade de manejo de abelhas sem ferrão, seja como complemento de renda ou hobby e o evento promoveu uma capacitação voltada à educação ambiental acerca do assunto.

Os participantes iniciaram o dia com um momento em sala de aula, conduzido pelo professor doutor Peter Gaberz Kirschinik, onde aprenderam sobre o manejo das abelhas sem ferrão e as diferenças entre outras espécies. Em seguida, teve demonstração em campo no meliponário e outras instalações do UniCatólica e encerrando a manhã foram apresentados os tipos de caixas que podem ser usadas na criação das abelhas, a alimentação e manutenção das colmeias. No período da tarde, os alunos vivenciaram experiências em campo com a criação de iscas e implantação nas árvores.

Foto: Kezia Noá – Ascom UniCatólica

A professora mestra e coordenadora do Observatório de Ecologia Integral e do Programa de Educação Ambiental do UniCatólica, Chryss Ferreira Macedo, parceira do evento, reafirma o compromisso da Instituição com a comunidade. “O UniCatólica, na sua missão, preza a sustentabilidade e o apoio à comunidade externa e dentro dela estão diversos públicos e um deles é a Universidade da Maturidade (UMA) que trabalha com os idosos e assim aproximar ainda mais e estreitar essa parceria. O Observatório de Ecologia Integral tem esse caráter de pesquisa, de trabalho na linha de Educação seja ela formal ou informal, e com essa aproximação do curso de Zootecnia trouxemos essa formação com o Dia de Meliponicultura e uma desmitificação a respeito das abelhas”, pontua a docente.

O contato com as abelhas

A acadêmica da UMA, Venecy Pereira dos Santos, 73 anos, ficou feliz em participar da atividade e disse que já almeja outros encontros. “Achei esse momento espetacular, a UMA como sempre tem nos surpreendido com essa categoria de trabalho e parcerias e ficamos agradecidos por estar nos mostrando tudo isso. Muitos aqui não conhecem, é a primeira vez que estamos neste tipo de evento e creio que haverá muitos outros. Para mim é maravilhoso adquirir esse tipo de aprendizado, pois não temos a capacidade muito grande de estar decorando mais, porém o que a gente vê e guarda serve para nós, os nossos netos e outras pessoas”, disse.

Por Kezia Noá – Ascom UniCatólica

Boletim informativo

Se inscreva na nossa Lista de e-mails

Seja o primeiro a saber dos novos projetos, enventos, licitações e muito mais!

© 2024 Universidade da Maturidade - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS