O Laboratório de Exercício Físico e Envelhecimento Humano da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (LABEFE/UMA/UFT), foi fundado em agosto de 2018 e  funciona dentro da sede da Universidade da Maturidade Câmpus de Palmas.

Coordenado pelo professor doutor Luiz Sinésio Neto, o objetivo do laboratório é avaliar o efeito do treinamento resistido na saúde e qualidade de vida dos idosos e, para isso, conta com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com formação em gerontologia.

São realizados projetos de pesquisa, extensão e iniciação cientifica nas seguintes áreas:

1. Analises antropométricas, funcionais, força muscular, bioquímicas e moleculares de idosos e pacientes neuromusculares;
  2. Efeito do treinamento resistido nas variáveis hemodinâmicas de idosos e pacientes com doenças neuromusculares;
  3. Efeito do treinamento resistido nas variáveis de composição corporal de idosos e pacientes com doenças neuromusculares;
  4. Efeito do treinamento resistido nas variáveis de força muscular e funcionalidade de idosos e pacientes com doenças neuromusculares;
  5. Efeito do treinamento resistido nas variáveis de cognição e qualidade de vida de pacientes com doenças neuromusculares;
  6. Efeito do treinamento resistido em pacientes renais crônicos no estágio conservador;
  7. Efeito do treinamento resistido em pacientes com Demência de Alzheimer.

O que preciso fazer para participar? O LABEFE atende somente acadêmicos da UMA/UFT, por isso, é necessário estar regularmente matriculado no projeto.