Se inscreva na nossa Lista de e-mails
Seja o primeiro a saber dos novos projetos, enventos, licitações e muito mais!
Evento acontece de 24 a 27 de junho, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM)
O coordenador da Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor doutor Luiz Sinésio Neto, será palestrante no II Encontro de Tecnologia Social da Amazônia (2º ETS-Amazônia). O evento será realizado de 24 a 27 de junho, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM).
Com o objetivo de consolidar um fórum regional voltado ao debate sobre tecnologias sociais aplicadas ao contexto amazônico, o evento foca em iniciativas que promovam a sustentabilidade e a transformação social das populações da região. A realização do encontro é fruto da parceria entre diversas instituições científicas, organizações da sociedade civil e a Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (Abepets).
O professor Luiz Sinésio Neto participará da I Mostra de “Tecnologia Social e Empreendimentos Solidários na Amazônia”, onde apresentará a palestra “A UMA como referência de tecnologia social na Amazônia”. “Estamos há 19 anos desenvolvendo tecnologia social para a pessoa idosa na Amazônia Legal e somos referência nesse tipo de iniciativa. Prova disso é que fomos o primeiro projeto voltado para idosos a vencer o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Será um momento importante para apresentarmos nossas pesquisas científicas e todo o nosso trabalho”, ressaltou o coordenador.
Os eixos temáticos do evento incluem: resiliência climática, dinâmicas territoriais e práticas para inclusão social; tecnologias de acesso à água em Terras Indígenas na Amazônia; tecnologia social como instrumento de promoção do saneamento, saúde e bem-viver na Amazônia rural; e interfaces entre tecnologia social e políticas públicas. Também serão abordadas áreas como: valorização de saberes tradicionais; inclusão educacional por meio das tecnologias sociais; comunicação e ampliação do diálogo entre sociedade e tecnologia social; desafios da tecnologia social para o alcance dos ODS da Agenda 2030 na Amazônia; e economia solidária.
© 2025 Universidade da Maturidade - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS