Universidade da Maturidade realiza aula inaugural de 2025 no polo de Tocantínia com o tema “UMA Indígena: Respeito à nossa ancestralidade”

A coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora doutora Neila Osório, realizou, nesta quinta-feira, 8, a aula inaugural de 2025 do polo de Tocantínia. O evento foi realizado no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix).

A aula magna teve como tema “UMA Indígena: Respeito à nossa ancestralidade” e teve como objetivo incentivar os acadêmicos a sentirem orgulho de sua cultura e valorizarem os saberes do povo Xerente.

“A UMA Indígena é o primeiro projeto do mundo voltado para a educação dos povos originários, respeitando e valorizando os costumes dos anciãos Xerente. As aulas são ministradas em português e akwê, idioma tradicional da etnia”, destacou a coordenadora.

O polo de Tocantínia é fruto da parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A Pasta foi representada pelo diretor de Educação dos Povos Originários, Amaré Gonçalves Brito, que representou o secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz.

O momento cultural contou com a apresentação do Coral Sabiá do Peito Amarelo, da Universidade da Maturidade de Palmas, além da participação de estudantes do Cemix.

Boletim informativo

Se inscreva na nossa Lista de e-mails

Seja o primeiro a saber dos novos projetos, enventos, licitações e muito mais!

© 2025 Universidade da Maturidade - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS