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RESUMO: O envelhecimento populacional tem despertado reflexões sobre a qualidade de vida das pessoas
idosas, especialmente em relação à sua participação ativa em eventos culturais. O “Projeto UMA Só
Alegria”, desenvolvido pela Universidade da Maturidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
(UMA/UEMS), propõe integrar o público idoso nas festividades carnavalescas de forma inclusiva,
inserindo-se na educação intergeracional e promovendo o envelhecimento ativo por meio de práticas
culturais. O objetivo deste trabalho foi analisar como a prática pedagógica integra-se aos itinerários
formativos de pessoas idosas, ao investigar os processos educativos e culturais durante as festividades e
analisar a participação dos alunos da UMA em celebrações culturais. Adotou-se uma abordagem
qualitativa, utilizando observações diretas, anotações reflexivas e análise de documentos institucionais. De
modo que os resultados revelaram como o projeto contribui para o fortalecimento da identidade cultural
dos idosos e promove a inclusão social, evidenciando impactos positivos nas dimensões psicológicas e
culturais. Ao passo que a atividades demonstra-se ser uma ferramenta eficaz para o envelhecimento ativo,
contribuindo significativamente para a educação intergeracional e a valorização das pessoas idosas como
agentes ativos da sociedade.
Palavras-chave: Educação ao longo da vida. Carnaval. Itinerários Formativos. Pessoas idosas.
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