Com o objetivo de conhecer o processo de envelhecimento do ser humano para oferecer na promoção do sujeito que envelhece e provocar transformações sociais na conquista de uma velhice ativa e digna embasado no Estatuto do Idoso, o Colegiado de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprova a elaboração do programa Universidade da Maturidade (UMA). Assim a UMA nasce dia 26 de fevereiro de 2006, com a aula Magna realizada no auditório do SENAC em Palmas, com 350 inscritos concorrendo a 50 vagas apenas.

A Universidade da Maturidade (UMA) – programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas da terceira idade.

É um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno e, sobretudo na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico.

A nossa política de atendimento à Vida Adulta e ao Envelhecimento Humano tem por missão desenvolver uma abordagem holística, com prioridade para a educação, a saúde, o esporte, o lazer, a arte e a cultura, concretizando, desta forma um verdadeiro desenvolvimento integral dos alunos, buscando uma melhoria da qualidade de vida e o resgate da cidadania.

A Universidade da Maturidade esteve presente em Tocantinópolis, Miracema e Região, Gurupi, Brejinho de Nazaré e Arraias, também em Campina Grande – Paraíba, além da Universidade Federal do Paraná, Universidade do Amapá e Universidade de Brasília.

Atualmente está presente nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Tocantínia, Palmeirópolis, Cariri do Tocantins e em outros estados como Bahia e Mato Grosso do Sul.

img-nossa-historia
nhi-1

+400Alunos matriculados

nhi-2

+4Polos Funcionando

nhi-3

+5.000Alunos formados

Nossa Estrutura

A Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – está presente atualmente em quatro cidades do Tocantins, sendo elas: Araguaína, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional. Em Palmas possui um prédio próprio onde funciona a sede da coordenação do programa.

O prédio da UMA em Palmas está localizado no Câmpus da UFT e possui auditório com capacidade para mais de cem pessoas, Laboratório de Exercício Físico e Envelhecimento Humano (Labefe), sala de aula, secretaria pedagógica, coordenação de projetos, assessoria de comunicação e sede da Associação Brasileira de Alzheimer – Seccional Tocantins.

• 2 Salas de aulas
  • 1 Auditório
  • 1 Laboratório de Exercício Físico
  • 1 Laboratório de informática