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O trabalho analisa documentos da comunidade do Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria
(CMEI João e Maria), espaço educativo de crianças de até cinco anos de idade, em projeto desenvolvido
em parceria com os velhos da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins
(UMA/UFT), Tecnologia Social tocantinense de atendimento a homens e mulheres que envelheceram,
ambos localizados no Tocantins, Estado membro da Amazônia Legal brasileira. É uma pesquisa
documental qualitativa, com análises do Projeto Descasque Mais, Desembale Menos, desenvolvido no ano
de 2022, como uma ação transversal de Educação em Saúde. Entre as referências teóricas da análise estão
LÜDKE e ANDRÉ (1986); a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018); GOUTHRO (2017);
OSÓRIO, SILVA NETO e NUNES FILHO (2022); e GADOTTI (2016); além de apontamentos sobre a
atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento, do Ministério da Saúde. De modo que, na visão
fenomenológica de MERLEAU-PONTY (1996), compartilhamos nos resultados as nossas percepções
sobre as principais contribuições de manter as relações dialógicas, por meio de brincadeiras e interações,
entre crianças e velhos, em prol de aprendizagens intergeracionais libertadoras que garantam aos sujeitos o
aprimoramento de conteúdos que envolvem a importância de ter uma boa saúde bucal, decorrente da
diminuição no consumo de produtos industrializados com alto teor de açúcar. E concluímos que as
descrições compartilhadas promovem reflexões acerca da Educação Intergeracional, com apontamentos
que envolvem a Educação em Saúde, nos espaços da Educação Infantil, úteis àqueles que desejam ampliar
seus espaços pedagógicos em prol de práticas educativas dialógicas vivas e pujantes.
Palavras-chave: Práticas Educativas; Educação Intergeracional; Educação Infantil; Educação em Saúde;
Amazônia Legal.
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