Se inscreva na nossa Lista de e-mails
Seja o primeiro a saber dos novos projetos, enventos, licitações e muito mais!
Nesta quinta-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi reconhecida oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
Essa data é dedicada a chamar a atenção para um problema social global: a violência contra os idosos. Ela pode se manifestar de diversas formas, incluindo abuso físico, emocional, financeiro e negligência. E ocorre em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança e causa danos e sofrimento aos idosos.
“É muito importante conscientizar a sociedade sobre questões como essa. Nunca sofri violência, mas conheço casos próximos e vejo nos noticiários diários a violência contra os idosos. Uma dica que dou para as pessoas idosas, assim como eu, é buscar conhecer nossos direitos e denunciar qualquer tipo de violência que sofrermos. Merecemos ser felizes e viver com dignidade”, diz Lea Maria Antunes Marinho, 68 anos, acadêmica da UMA polo de Palmas.
O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa nos lembra da importância de agir em prol da proteção e do bem-estar dos idosos. É uma chamada para que cada um de nós assuma a responsabilidade de cuidar dos nossos idosos e promover uma mudança positiva em nossa sociedade.
© 2024 Universidade da Maturidade - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS