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Desde as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 2018, os Sistemas
de Ensino buscam compreender melhor como conseguirão realizar as adequações em suas
práticas educacionais para garantirem a implementação de novos currículos à luz da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e um dos desafios envolve a promoção da Educação
Popular com sustentabilidade social de acordo com a realidade do aluno (SAVIANI, 2021).
Compartilhamos reflexões sobre o apoio da Universidade da Maturidade, da Universidade
Federal do Tocantins (UMA/UFT), um programa de extensão que promove estudos
interdisciplinares da educação e da sustentabilidade (NUNES FILHO; OSÓRIO; MACÊDO,
2016) em ações de Educação ao longo da vida, aliadas em bases conceituais da Educação
Intergeracional (VILLAS-BOAS, 2016) e da Educação Popular em sua visão transformadora,
associada à escola cidadã e à cidade educadora (GADOTTI, 2009), que alcançam os adultos e
idosos matriculados nas redes municipal, estadual e federal do Estado do Tocantins, estado
membro da Amazônia Legal.
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