Coordenador da UMA participa em Brasília de Sessão Solene em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

O coordenador da Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor doutor Luiz Sinésio Neto, participou nesta quarta-feira, 09, em Brasília – DF, da Sessão Solene em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado anualmente no dia 1º de outubro. O evento foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados Federais.

A comissão tem o objetivo de debater e votar os seguintes temas: recebimento, avaliação e investigação de denúncias relativas à ameaça ou à violação de direitos da pessoa idosa; fiscalização e acompanhamento de programas governamentais relativos à proteção dos direitos da pessoa idosa; programa de apoio à pessoa idosa em situação de risco social; monitoramento de políticas públicas relacionadas às pessoas idosas; acompanhamento da ação dos conselhos de direitos das pessoas idosas, instalados na União, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios; pesquisas e estudos relativos à situação das pessoas idosas no Brasil e no mundo, inclusive para efeito de divulgação pública e fornecimento de subsídios para as demais Comissões da Casa; incentivo à conscientização da imagem dos idosos na sociedade; regime jurídico de proteção à pessoa idosa.

Neto, destaca que participar de eventos como este reforça o protagonismo da UMA na pauta do envelhecimento em âmbito nacional e consolida ainda mais o trabalho que vem sendo realizado pela instituição nesses 16 anos de existência. Na oportunidade, o coordenador representou o senador do Tocantins, Eduardo Gomes.

Dia Internacional da Pessoa Idosa na UMA

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, este ano a UMA realizou uma programação diversificada em todos os polos e teve início no dia 28 de outubro, em Dianópolis. O tema trabalhado este ano foi “Década do envelhecimento saudável nas Américas (2021 – 2030.

População Idosa no Brasil

Atualmente, 29 milhões de brasileiros são idosos, ou seja, 14,3% da população. Estima-se que em 2030 o número de idosos supere o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2050 a população mundial de idosos será três vezes maior do que a atual, chegando a 1,2 bilhão de pessoas.