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O trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Tocantins (PPGE/UFT), na linha Estado, Sociedade e Práticas Educativas. A pesquisa teve como objetivo
investigar o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em seus usos pedagógicos de Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVAs). Para isso, realizou-se uma análise documental e uma pesquisa bibliográfica de
publicações ligadas à Educação a Distância (EAD), nos espaços de tempo que envolveram o isolamento
social de enfrentamento da Covid-19. A metodologia é fundamentada nos autores Marconi e Lakatos
(2003), Gil (2008), Minayo (2008) e De Macedo (1995). As análises seguiram as etapas propostas por
Bardin (2011): pré-análise, exploração do material, codificação, unidades de registro, unidades de contexto,
enumeração, categorização, tratamento dos resultados obtidos e interpretação por inferência. A revisão
bibliográfica abordou os autores: Almeida (2017); Barbosa (2005); Campos e Pessoa (2018); Cazorla,
Kataoka e Silva (2010); Corrêa (2005); Levy (1999); Maia (2003); e Veiga (2006). A pesquisa revelou a
contribuição dos AVAs para o alcance da missão do IFTO, quando decidiu usar as ferramentas para
continuar seus processo de ensino e aprendizagem, por meio da EAD. Concluiu-se que há necessidade de
continuar o diálogo com outras Escolas do Estado do Tocantins, de Educação de Jovens e Adultos e de
outras modalidades, para compreensão de como as práticas educativas alcançam as possibilidades dos
AVAs. Sendo assim, os serviços de interação à distância podem contribuir para uma educação de qualidade
quando são usados, também, para fins educacionais. Afinal, no Século XXI, os alunos estão cada vez mais
conectados e tal fato precisa ser considerado em projetos políticos e pedagógicos de escolas que almejam
cumprir com suas funções de desenvolvimento de potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos
que alcançam.
Palavras-chave: Práticas educativas; Educação intergeracional; Educação a distância; Ambientes Virtuais
de Aprendizagens.
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