Dúvidas Frequentes

Estagiário

O Sage NÃO utiliza o SLU da universidade (o mesmo do Portal do Aluno), ou seja, o cadastro é realizado através de seu CPF e senha enviada no seu e-mail no momento do cadastro.

- Verifique em seus e-mais o login e senha enviados pelo sistema;

- Utilize a opção de alteração de senha disponível em https://palmas.uft.edu.br/sisma/prelogin 

Porque na primeira vez que a Unidade Concedente é indicada no SAGE, essa indicação deve ser feita pelo Professor Orientador. A partir do momento que o professor faz a primeira indicação no sistema, tanto do representante da unidade quanto do supervisor, os alunos poderão adicioná-los também.
Orientador

Você deve solicitar que a Central de Estágios realize a duplicação do TCE, informando os alunos (matricula e nome), o código da turma, código e nome da disciplina;

Procedimentos:

- Central de Estágios - A Central vai realizar manualmente a duplicação de cada TCE para os alunos indicados pelo orientador

Premissas:

- Os alunos devem está com a situação "MATRICULADO" na turma no SIE

A dispensa de estágio é realizada apenas nos casos em que o aluno NÃO iniciou suas atividades na unidade concedente, ou seja, não houve estágio.

- Também quando o aluno realiza aproveitamento profissional, conforme a Resolução do Consepe Nº 26 de 11/08/2021

-  Quando o aluno realiza aproveitamento por participação no Programa de Residência Pedagógica, nos termos da Nota Técnica 02/2019 da Prograd


Quando não uso?

- Se o aluno reprovou na disciplina de estágio, por qualquer motivo, mas ele iniciou suas atividades na unidade concedente, não  pode ser utilizado a opção de Dispensa de TCE. Nesse caso, deve ser realizado os trâmites comuns de estágio: a) Relatório do Aluno b) Relatório do Supervisor c) Termo de Realização e etc

Supervisor

Central de Estágio

Existem dois tipos de erros que aparecem no momento da importação

ERRO 1 - Não cadastrada no roll de disciplinas da Central de Estágios: Nome da Disciplina (CÓDIGO) e Nome do Curso (CÓDIGO)

Problema: A mensagem é causada pela ausência de informações sobre a disciplina no Sage. O Sage encontrou alunos matriculados na disciplina, mas não sabe quem é o seu responsável, logo, não realiza qualquer operação.

Solução: A Central deve realizar o cadastro da disciplina na seção  "Orientação por Curso/Disciplina" da área administrativa do Sage, informando o semestre letivo, curso, disciplina e professores responsáveis.

Verificar o documento "Orientações Centrais de Estágio / Orientador" disponível no Sage