Política de Acompanhamento de Egressos

Ciente de que a Educação Superior deve prezar pela formação de cidadãos qualificados e comprometidos com a sociedade e de que o cumprimento de sua missão institucional vai além do momento da conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação, por parte de seus alunos, a Universidade Federal do Tocantins expressa uma genuína preocupação com a inserção dos discentes no mundo do trabalho.

Isso implica o comprometimento com a oferta de ensino de qualidade, integrado com a pesquisa e a extensão, bem como o desenvolvimento de políticas diversas, ainda durante a graduação, que estimulem e sejam facilitadoras do processo de formação e profissionalização.

O objetivo é que, ao término do curso, os alunos tenham além de condições de se inserir profissionalmente no mundo do trabalho, uma visão crítica, dinâmica e consciente do contexto sócio-político, econômico e cultural em que se inserem.

Com este foco e sempre buscando aprimorar a formação oferecida aos alunos, a UFT volta-se para o desenvolvimento de uma política de acompanhamento de egressos em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e consciente de que o seu papel social e sua responsabilidade para com os alunos continuam mesmo após concluída a formação.

Tal política, no entanto, não se trata de algo pronto, mas de um conjunto de ações que vêm sendo construídas de forma flexível para que melhorias, frutos de constantes reflexões, sejam implantadas.

O principal setor responsável pelo acompanhamento de egressos é a Coordenação de Desenvolvimento e Regulação da Graduação (CDRG), vinculada à Diretoria de Políticas e Programas Especiais em Educação (DPPEE), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Política de Acompanhamento


...
Rafael Boff Engenheiro Ambiental

Segundo a matéria “Como a UFT influenciou a vida de seus egressos?”, elaborada por Bruna Santos e Virgínia Magrin, o egresso Rafael Boff foi a primeira pessoa do ciclo familiar dele a ingressar em uma universidade. Como sócio/proprietário da Unità – Solu...

Mais detalhes »