Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Pós-Graduação > Gestão Pública
Início do conteúdo da página

Gestão Pública

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 16h01 | Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 20h35 | Acessos: 5301
ORIGIN

Apresentação

O Curso de Especialização em Gestão Pública, modalidade a distância, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ora apresentamos, integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP).
Tal programa nasce a partir da experiência piloto do curso de Administração, em 2006, que foi supervisionado pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e por coordenadores das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes). Além desse bacharelado, o PNAP é composto de três especializações na área pública (Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde). No caso da especialização de Gestão Pública foi constituída uma comissão composta pelos Professores Doutores Maria Aparecida da Silva (UFAL), Dario de Oliveira Lima Filho (UFMS), Silvar Ribeiro (UNEB), Anderson Castanha (UFJF) e Marcos Tanure Sanabio (UFJF).
Nesse contexto, em 2009, a UAB/Capes lançou um edital (Edital UAB/Capes 01/2009, de 27 de abril de 2009) voltado à adesão de Instituições Públicas de Ensino Superior para oferta dos referidos cursos. O programa ofereceu um projeto pedagógico base que deveria ser analisado e adequado à realidade social de cada Ipes. A matriz curricular do curso e os materiais didáticos foram desenvolvidos por uma rede nacional, sendo utilizados em todos os cursos e em todas as Ipes aprovadas.

Objetivo geral

       Capacitar os participantes a atuarem como gestores e analistas das políticas governamentais nos seus processos de formulação, implementação e avaliação e nas atividades administrativas e de prestação de serviços das organizações públicas.

 

Objetivos específicos

  • Desenvolver competências e habilidades de articulação e negociação com atores sociais e políticos e com dirigentes e técnicos de outras organizações, no seu ambiente de atuação
  • Assimilar conhecimento teórico e aplicado atualizado para diagnóstico e solução de problemas de política e de gestão das organizações públicas;
  • Aplicar os modelos e instrumentos do planejamento estratégico e de gestão no contexto das organizações públicas com vistas à melhoria de seu desempenho, efetividade e legitimidade;
  • Desenvolver a sensibilidade e capacidade de incorporação das dimensões e aspectos éticos na atuação como gestor público

Público Alvo

       Profissionais que atuam ou venham a atuar na Administração Pública, em todas as esferas e poderes do Estado, no setor público não-estatal e em outras áreas afins.

Diretrizes metodológicas para formação do curso

       A proposta metodológica adotada neste curso considera as seguintes diretrizes:
  •    temas e conteúdos que reflitam os contextos vivenciados pelos educandos, nos diferentes espaços de trabalho e, também, nas esferas local e regional;
  •    enfoque crítico e pluralista no tratamento dos temas e conteúdos;
  •    produção de conhecimento aplicado à solução de problemas no âmbito da gestão pública, enfatizando o caráter instrumental do curso, em especial com o uso de estudo de casos.

Em síntese, as diretrizes do curso devem oportunizar formação que privilegie competências profissionais, sociais e políticas baseadas nos aspectos:

           

       técnico-científico, condizente com as exigências que a gestão pública contemporânea impõe; e

           
       ético-humanístico e político-social, que a formação do cidadão e do gestor público requer

 

Concepção pedagógica do curso

       A concepção do Curso de Especialização em Gestão Pública está voltada para a formação de profissionais capazes de atuar no contexto da gestão pública à luz da ética, de modo a contribuir para o alcance dos objetivos das organizações governamentais e não governamentais, visando o desenvolvimento socioeconômico inclusivo.

 

Organização curricular

O curso foi estruturado em dois módulos. O módulo básico contempla disciplinas comuns a todos os cursos de especialização em gestão e o módulo específico apresenta disciplinas alinhadas aos objetivos de cada um dos cursos.

Módulo Básico

O Módulo Básico é composto por seis disciplinas/atividades de 30 horas, perfazendo um total de 180 horas:

 

Ord.

Disciplina

Carga horária

1

          Introdução a EAD

30

2

          Política e Sociedade

30

3

         Políticas Públicas

30

4

         Gestão Pública

30

5

         Metodologia da Pesquisa

30

6

         TCC

30

          TOTAL DE HORAS / AULA

180

       

       A função do Módulo Básico é propiciar ao estudante uma visão abrangente e atualizada das disciplinas que fundamentam a gestão pública contemporânea, contextualizando a sua aplicação na realidade brasileira e internacional. Esse referencial lhe permitirá compreender melhor, ao longo do Módulo Específico, os problemas e questões da atuação do Estado contemporâneo e sua Administração Pública.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui item de realização obrigatória para a integralização curricular do curso de Especialização em Gestão Pública UAB/UFT. Ele deve possibilitar a integração reflexiva dos conhecimentos de gestão, experimentados e apreendidos ao longo do curso, bem como propiciar ao estudante uma iniciação íntegra no contexto da pesquisa cientifica.
O desenvolvimento de pesquisa, redação e edição de texto final e apresentação pública, cujo texto final pretendido terá o formato de artigo, excetuando-se casos especiais a serem julgados pela Coordenação de TCC. A nota mínima de aprovação após defesa pública é sete (7,0).

 

Módulo Específico

O Módulo Específico em Gestão Pública é composto por quatro disciplinas de 30 horas e duas de 45 horas, perfazendo um total de 210 horas:

 

Ord.

Disciplina

Carga horária

7

           Orçamento e Finanças Governamentais

30

8

           Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos

30

9

           Licitações, Contratos e Convênios

30

10

           Estruturas, Processos e Arranjos Organizacionais

45

11

           Gestão de Pessoas

30

12

           Governo Digital

45

           TOTAL DE HORAS DO MÓDULO

210

 

Polos

       Palmas e Araguaína.

 

Coordenação do Curso

       Prof. Dr. Idemar Vizolli

       Universidade Federal do Tocantins (UFT)

       Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE)

       109 Norte Av. NS 15 ALCNO 14 Prédio da DTE– CEP 77001-090

       Telefone – 3229-4090/ 4297

       E-mail – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página