Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Pós-Graduação > Gestão em Saúde
Início do conteúdo da página

Gestão Pública em Saúde (Encerrado)

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 16h41 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 14h54 | Acessos: 2305

Apresentação

       Desde meados da década de 1990, a gestão pública no Brasil vem passando por transformações importantes, notadamente no que se refere à redefinição do papel do Estado nacional, em geral, e do papel desempenhado pelas três esferas de governo: União, estados-membros e municípios.

       A partir da Constituição Federal de 1988, os estados e os municípios ganharam mais importância, assumindo diversas atividades antes desempenhadas pela União. Com a introdução de um Estado mais forte, porém menor, este reduz seu papel nacional-desenvolvimentista, que vigorou por meio século (ABRUCIO; COUTO, 1996; PINHO; SANTANA, 2001). Dentro da concepção neoliberal, a partir de 1990, a União passa a exercer as “verdadeiras” funções de Estado: regulação e indução.

 

Objetivos

       Os cursos têm por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. Especificamente, pretende:

  • Capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos;
  • Capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica;
  • Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal; e
  • Contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

 

Público Alvo

      Os cursos destinam-se a portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública. Os objetivos de aprendizado para o estudante são os seguintes:

  • Compreender os conceitos básicos e terminologias nas áreas funcionais chave de organizações do primeiro (Estado) e terceiro setores nas áreas: gestão, estratégia, operações, finanças públicas, recursos humanos e outras;
  • Demonstrar habilidade para diagnosticar, analisar e oferecer soluções para situações organizacionais/empresariais complexas;
  • Desenvolver habilidades-chave (comunicação oral e escrita, trabalho em equipe, liderança) requeridas para uma carreira gerencial de sucesso;
  • Estar apto para fazer a integração das áreas funcionais do negócio para permitir tomadas de decisões acertadas para a organização como um todo.

 

Estrutura Pedagógica

       É importante destacar que a educação mediada por tecnologias deve ocorrer em um contexto de tempo e espaço diversos, portanto os acadêmicos, tutores e professores podem não estar todos ao mesmo tempo, nem no mesmo local, o que dá maior liberdade na organização do estudo, porém exige mais disciplina por parte do acadêmico. O curso terá uma duração de 18 (dezoito) meses, divididos em três semestres, incluindo cumprimento de créditos e elaboração de monografia. Para o desenvolvimento dos conteúdos, serão organizados, dentre outros, os seguintes recursos didáticos:

  • Textos impressos de apoio ao estudo, por disciplina;
  • Ambiente Virtual de Ensino (AVA) para comunicação entre os sujeitos e a disponibilização de textos complementares;
  • Encontros presenciais; e
  • Sistema de acompanhamento (tutoria).

 

Polos Atuais

      Palmas, Cristalândia.

 

 Disciplinas do curso

       O módulo básico será o núcleo comum para todas as habilitações. É composto por sete disciplinas, de 30 horas, perfazendo um total de 210 horas:

 

Ord.

Disciplina

Carga Horária

1

           Estado, Governo e Mercado

30

2

           O Público e o Privado na Gestão Pública

30

3

           Desenvolvimento e Mudanças no Estado brasileiro

30

4

           Políticas Públicas

30

5

           Planejamento Estratégico Governamental

30

6

           O Estado e os Problemas Contemporâneos

30

7

            Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

30

            TOTAL DE HORAS/AULA

210

     

        A função do Módulo Básico é propiciar ao estudante uma tomada de consciência sobre a atual política do governo, situando-a na passagem que vem se dando, ao longo destes últimos anos, de um Estado Gerencial para um Estado Necessário. Esse referencial lhe permitirá compreender melhor, ao longo do Módulo Específico, as diferentes ações e programas implementados pela atual administração pública.

 

        O módulo específico é composto por duas disciplinas de 60 horas e três disciplinas de 30 horas, perfazendo um total de 210 horas:

 

Ord.

Disciplina

Carga Horária

1

           Políticas de Saúde: fundamentos e diretrizes do SUS

30

2

           Gestão da Vigilância à Saúde

30

3

           Organização e Funcionamento do SUS

60

4

           Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde

60

5

           Gestão Logística em Saúde

30

           TOTAL DE HORAS/AULA

210

 

Corpo Docente

       O corpo docente será formado por professores com titulação de mestrado e doutorado.

 

Equipe de Tutoria

 

  

Coordenação do Curso

       Prof.ª Dr.ª Bruna Irineu

       Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Reitoria - Diretoria de Tecnologias Educacionais

      109 Norte Av. NS 15 ALCNO 14 Prédio da DTE– CEP 77001-090

       Telefone – 3229-4090/ 4297

      E-mail – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para requerimentos relativos à vida acadêmica utilize o formulário disponível aqui e envie o mesmo formulário preenchido para o e-mail acima citado.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página