Aula inaugural marca o retorno das atividades da Universidade da Maturidade nos polos de Brejinho de Nazaré e Quilombo Malhadinha

A Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou nesta quinta-feira, 31, a aula inaugural dos polos de Brejinho de Nazaré e Quilombo Malhadinha. A UMA já esteve presente no município em 2011 e agora retorna por meio de parceria com a Prefeitura Municipal.

Com o objetivo de promover o envelhecimento ativo e o fortalecimento dos vínculos comunitários, voltados à valorização das pessoas idosas, à troca de saberes e ao protagonismo social na maturidade, as aulas acontecerão quinzenalmente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mãe Joaninha, no polo urbano, e no Quilombo Malhadinha, na Associação dos Mini e Pequenos Produtores.

Durante a aula inaugural, os novos acadêmicos destacaram a importância da iniciativa. Maria José de Paiva Amaral, de 74 anos, expressou a alegria de voltar a estudar. “Eu já estou com a idade avançada e fico muito em casa. Participar da UMA é bom porque a gente convive, conversa, troca experiências”.

O acadêmico Geraldo Gonçalves da Silva, 61, também ressaltou o valor da aprendizagem na maturidade. “É muito importante para a gente que é idoso aprender mais um pouco, conviver com as pessoas e ter mais ensinamentos. A gente tem prazer em estudar e aprender. Nunca é tarde para aprender.”

A coordenadora da Universidade da Maturidade, Dra. Neila Barbosa Osório, destacou que o retorno das atividades representa o compromisso com a inclusão educacional e o desenvolvimento humano das pessoas idosas. “A presença da universidade nas comunidades, especialmente em territórios quilombolas, fortalece o direito de aprender em todas as idades e valoriza os saberes tradicionais. A maturidade é um tempo de potência, de novas aprendizagens e de reafirmação da cidadania.”

O evento contou com a presença de secretários municipais, representantes da Secretaria Estadual de Igualdade Racial e da comunidade local, que celebraram o retorno das atividades da Universidade da Maturidade como um marco para o fortalecimento da educação e da inclusão social no município.

Boletim informativo

Se inscreva na nossa Lista de e-mails

Seja o primeiro a saber dos novos projetos, enventos, licitações e muito mais!

© 2025 Universidade da Maturidade - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS